FERRAMENTAS PARA A IDENTIFICAÇÃO DO LETRAMENTO EM SAÚDE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO BRASIL
Palavras-chave:
Palavras-chave: ferramentas; letramento; paciente; profissionais; saúde.Resumo
Introdução: O letramento em saúde (LS) é uma competência essencial para que os
indivíduos obtenham, processem e compreendam informações básicas de saúde
necessárias para tomar decisões. Na Atenção Primária à Saúde (APS), a avaliação do
letramento em saúde é importante para assegurar que as informações transmitidas pelos
profissionais sejam compreendidas pelos pacientes de forma adequada e eficaz. Objetivo:
Elencar possíveis ferramentas para identificação do nível de LS que possam ser
empregadas na APS. Metodologia: Este estudo fundamenta-se em uma revisão de
literatura que examinou quatro artigos científicos na língua inglesa e na língua portuguesa
sobre LS. A busca foi conduzida na base de dados do PubMed, com ênfase em pesquisas
que investigaram o impacto do LS na utilização dos serviços de saúde e nas principais
ferramentas empregadas para identificar o nível de LS, com atenção especial à América
Latina e ao Brasil. Resultados e Discussão: Com base nos artigos avaliados, foi possível
identificar as quatro ferramentas mais utilizadas e desenvolvidas para o rastreio do nível
do LS. O Rapid Estimate of Adult Literacy in Medicine (REALM), por exemplo, é um
teste de leitura que avalia a habilidade do paciente em reconhecer e pronunciar termos
médicos comuns, sendo útil na APS para identificar rapidamente pacientes que necessitam
de uma comunicação mais simplificada ou materiais educativos adaptados. O Short
Assessment of Health Literacy for Portuguese-speaking Adults (SAHLPA-18), específico
para falantes de português, mede a capacidade do paciente de entender e associar palavras
relacionadas à saúde, sendo uma ferramenta valiosa na APS para garantir que os pacientes
recebam informações compreensíveis. O The Newest Vital Sign (NVS), por sua vez, avalia
o letramento em saúde ao medir a habilidade do paciente de interpretar um rótulo
nutricional, o que inclui a análise da numeracia, sendo de rápida aplicação na APS para
detectar dificuldades de compreensão que possam interferir na adesão a orientações
nutricionais ou de medicação. Por fim, o Test of Functional Health Literacy in Adults
(TOFHLA), considerado como teste padrão-ouro internacional, mede o letramento
funcional, avaliando a capacidade do paciente de ler e compreender textos médicos, como
instruções e prescrições, permitindo aos profissionais de saúde da APS adaptar as
orientações e assegurar que o paciente compreenda corretamente as informações críticas
para o seu cuidado. Conclusão: Essas ferramentas podem ser empregadas na APS de
diversas maneiras, sendo possível basear-se no nível de escolaridade ou renda, e a escolha
mais adequada seria realizada de acordo com a complexidade desejada pelos profissionais
de saúde e o tempo disponível para essa avaliação. Ao utilizar essas ferramentas, os
profissionais de saúde podem ajustar sua comunicação de forma a garantir que as
informações sejam realmente entendidas, promovendo uma assistência mais qualificada e
acessível, o que contribui para melhores resultados em saúde e uma experiência mais
positiva dos pacientes no sistema de saúde. Dessa forma, a avaliação do letramento em
saúde torna-se uma prática essencial para garantir cuidados de saúde eficazes e inclusivos
na APS.
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