O ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA:UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DA PRÁTICA A INICIAÇÃO À DOCENCIA PELO PIBID.

Autores

  • Marisa Miranda Da Silva Uffs
  • Elton Andrei Schuquel Rangel Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo
  • Jeize de Fátima Batista Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo
  • Ana Cecília Teixeira Gonçalves Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo

Palavras-chave:

Prática de ensino, PIBID, Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa, Leitura

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo relatar nossa experiência na prática de docência pelo PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) em Língua Portuguesa enquanto docentes em formação. As atividades em sala de aula tiveram uma duração de oito horas/aulas. Sendo, estas, organizadas a partir de orientações online com nossas orientadoras do curso e coordenadoras do projeto PIBID, juntamente com as supervisoras que trabalham diretamente com os alunos na escola. A turma participante foi o quinto ano do Ensino Fundamental I e a ferramenta que utilizamos como estratégia de leitura foi o texto, a partir dos seguintes gêneros: conto, fábula, crônica e tirinha. Os gêneros textuais possuem funções comunicativas e se fazem presentes em nosso contexto social e em nosso cotidiano, além disso, desempenham um papel fundamental no ensino de Língua Portuguesa, pois auxiliam os estudantes a desenvolver habilidades de leitura, escrita, compreensão e produção textual.

Downloads

Publicado

12-09-2024

Edição

Seção

Linguística, Letras e Artes - Ensino - Campus Cerro Largo