O ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA:UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DA PRÁTICA A INICIAÇÃO À DOCENCIA PELO PIBID.
Palavras-chave:
Prática de ensino, PIBID, Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa, LeituraResumo
O presente trabalho teve como objetivo relatar nossa experiência na prática de docência pelo PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) em Língua Portuguesa enquanto docentes em formação. As atividades em sala de aula tiveram uma duração de oito horas/aulas. Sendo, estas, organizadas a partir de orientações online com nossas orientadoras do curso e coordenadoras do projeto PIBID, juntamente com as supervisoras que trabalham diretamente com os alunos na escola. A turma participante foi o quinto ano do Ensino Fundamental I e a ferramenta que utilizamos como estratégia de leitura foi o texto, a partir dos seguintes gêneros: conto, fábula, crônica e tirinha. Os gêneros textuais possuem funções comunicativas e se fazem presentes em nosso contexto social e em nosso cotidiano, além disso, desempenham um papel fundamental no ensino de Língua Portuguesa, pois auxiliam os estudantes a desenvolver habilidades de leitura, escrita, compreensão e produção textual.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.