APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA ATRAVÉS DA ARTE DO ORIGAMI

Autores

  • Jakeline Galvão de França Monkolski Escola Água Verde de Educação Infantil e Ensino Fundamental/Secretaria Municipal de Educação Larnajeiras do Sul (PR)
  • Lidilene Tonin Escola Água Verde de Educação Infantil e Ensino Fundamental/Secretaria Municipal de Educação Laranjeiras do Sul (PR)
  • Marli Ribeiro de Cristo Escola Água Verde de Educação Infantil e Ensino Fundamental/Secretaria Municipal de Educação Laranjeiras do Sul (PR)
  • Maria Luiza Reviliau Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável (Mestrado) (PPGADR) - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – campus Laranjeiras do Sul (PR).
  • Alexandre Monkolski Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – campus Laranjeiras do Sul (PR)/Ciências Biológicas e Engenharia de Aquicultura

Palavras-chave:

Educação lúdica, Desenvolvimento cognitivo, Habilidades motoras, Visualização espacial, Sequenciamento lógico

Resumo

Embora seja uma prática antiga, a utilização do origami no meio educativo é relativamente recente. Estudos têm demonstrado que as dobras no origami podem transmitir claramente alguns conteúdos matemáticos auxiliando no desenvolvimento lógico, criativo, imaginário e espacial. Assim, o origami tem se tornado um instrumento lúdico essencial em sala de aula, facilitando a visualização dos conteúdos associados a geometria de forma mais clara para os educandos. A proposta da atividade foi instrumentar práticas do origami para reconhecimento e tradução de figuras geométricas planas, contextualizando-as em situações-problema e aprimorar habilidades motoras, cognitivas e sociais em estudantes do ensino fundamental I. A ação foi conduzida na Escola Municipal Água Verde de Educação Infantil e Ensino Fundamental do município de Laranjeiras do Sul (PR) no segundo semestre de 2024, antecedente ao evento da “Semana da Família. Inicialmente foi realizado uma pesquisa de levantamento dos tipos de dobraduras que pudessem ser aplicados em consonância com a faixa etária dos educandos e seu desenvolvimento cogitivo, associando à conceitos de geometria. Foram selecionadas dobraduras simples como os modelos de cachorro, gato, raposa, urso, peixe e Pikachu (mídia Pokémon da Nintendo, 1996). Essas formas foram escolhidas para permitir a manipulação de formas bidimensionais como quadrados, triângulos e retângulos, observando como essas formas se combinam e transformam para criar figuras tridimensionais. As dobraduras simples tem a vantagem de serem rápidas para serem executadas evitando o processo de entendiamento, o qual poderia causar dispersão da atividade. Esses processos ajudaram a reforçar conceitos de simetria, ângulos, proporções e relações espaciais de maneira prática e visual. estimulando a habilidade de seguir sequências lógicas e instruções passo a passo, o que é fundamental para a compreensão geométrica. As observações da realização da atividade mostraram que ao perceberem como as diferentes dobras criam linhas e ângulos específicos, os alunos desenvolvem uma compreensão mais concreta das propriedades das formas geométricas. O origami foi capaz de incetivar a criatividade, de estimular o desenvolvimento de habilidades motoras, o senso de organização, a elaboração sequencial de atividades, e a socialização. A execução das dobraduras para a obtenção o modelo bidimensional tornou o aprendizado mais dinâmico e interativo, conectando a matemática ao mundo real de maneira lúdica e envolvente.

Downloads

Publicado

20-09-2024

Edição

Seção

Ciências Biológicas - Ensino - Campus Laranjeiras do Sul