A ESTÉTICA ENQUANTO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA IDADE MÉDIA
Palavras-chave:
Filosofia, História, medieval, pedagogia, estética.Resumo
O trabalho realizado é uma investigação histórica sobre o uso da Estética, da arte,
enquanto uma ferramenta pedagógica e didática dentro do período da Idade Média. Para
uma melhor compreensão, faz-se uma análise do contexto histórico que é focado somente
no período medieval, mais precisamente nos seus contextos litúrgico, artístico e social, em
que as questões Estéticas aparecerão com uma ligação intrínseca com a Igreja e, que
resultará em uma pedagogia de efeito ético e moral religiosa como conceito de Deus em que
tal conceito se torna único e verdadeiro para a sociedade daquele período histórico. Sendo
assim, tudo o que envolve Deus e o conceito desse ser supremo se torna uma forma de
educar e de apagar culturas como é visto dentro da história humana. A sua forma pedagógica
se volta aos princípios políticos e sociais da época, em que a própria Igreja Católica é
dominante nesse período tão extenso da história, mas que, apesar disso, todo o ensino, por
mais que se tenha uma parte técnica, ainda assim se volta para as questões artísticas que
reforçam a educação moral. Entende-se por arte toda linguagem artística que vai desde a
música e a poesia até a produção de imagem das catedrais góticas e das performances
teatrais recheadas de poéticas. Essa método de ensino se torna importante, pois ele atinge
todas as pessoas, principalmente aquelas que não tinham o conhecimento das línguas
religiosas da época, grego e latim. Assim, essa forma de pedagogia atinge muito mais
pessoas e indivíduos naquela sociedade e também em sociedades que viriam a sofrer com
as grandes navegações para o “novo” continente, dado que essa forma de se ensinar através
das artes e da sua pluralidade de linguagem é tão rica e forte que atinge com mais facilidade
a subjetividade do indivíduo e da sua vivência enquanto um ente que se constitui naquele
lugar e na sua natureza, pois se parte do pressuposto de que Deus é belo e bom e, assim, a
sua tripartite se liga com a experiência com o símbolo divino que, por sua vez, se liga com
os sentidos humanos em que essa prática é encontrada até os dias de hoje, enquanto uma
herança do período medieval, seja através das fábulas infantis, seja de qualquer outra forma,
ainda hoje se tem o uso da arte para se ensinar algo para alguém. O trabalho desenvolveuse com leituras e análises de textos que retratam a história da peagogia e do ensino, assim
como literaturas que abordam a história do teatro no Brasil. Evidenciando assim uma
herança que temos nas práticas pedagógicas dos dias de hoje onde a arte se faz uma grande
aliada nos métodos de ensino e aprendizagem.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.