AMBIÊNCIA ESCOLAR:
UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO PARA ESCOLAS PÚBLICAS A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO
Palavras-chave:
Gestão Escolar, Diagnóstico, Ensino-aprendizagem, Políticas de educaçãoResumo
A ambiência escolar corresponde à forma com que nos relacionamos à escola usando nossos sentidos, criando uma perspectiva de aprendizado. Embora negligenciada a maioria das vezes pelos educadores é um fator importante a ser analisado em detrimento da organização pedagógica. Dessa forma o foco do presente trabalho é propor um protocolo de análise de ambiência para escolas públicas o qual pode ser utilizado em todas as instancias escolares, com as referidas adaptações. A instituição diagnosticada, escola Água Verde está situada no município de Laranjeiras de Sul (PR), que oferta Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais, sendo caracterizada como uma unidade de periferia. As variáveis organizacionais investigadas foram às dimensões física, socioeconômica/cultural, administrativa, ambiental e familiar. Os resultados mostraram que a escola atende a maioria dos requisitos de ambiência que colaboram para a criação de ambiente de ensino aprendizagem. Mas assim como todas as escolas Brasileiras apresenta suas limitações. Essas inconsistências foram registradas em todas as dimensões de maneira pontual, através da criação de um quadro conceitual e estratégico (categoria, problema e solução) . Assim foram identificados problemas com alguns indicadores como edificação, design, paisagismo, harmonização, biblioteca, informática, acessibilidade, segurança, remuneração, disposição de resíduos e envolvimento familiar. Os dados levantados foram importantes para radiografar aspectos positivos e negativos da escola que precisam ser analisados para melhoria da ambiência escolar. O protocolo utilizado conseguiu identificar alguns problemas e vulnerabilidades que podem ser contornados com ações simples que envolvem a aptidão escolar já identificada no trabalho cotidiano do corpo de professores. Vislumbrar as condições de trabalho nas escolas públicas podem ajudar a identificar a precariedade e disparidade que inibem a confiança da comunidade escolar no projeto de educação que está em construção. É importante se munir de ferramentas fidedignas que ajudem a extrair os erros conceituais e práticos que levam a escola a ter um baixo desempenho na ambiência e nos seus objetivos de educação.
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