FORMAÇÃO PARA CIÊNCIAS SEM FRONTEIRAS
CONHECIMENTOS E DIVERSIDADES
Palavras-chave:
Pesquisa Científica, Formação de Professores, Equidade, Ciência, InvestigaçãoResumo
O projeto de extensão “Formação para Ciências SEM FRONTEIRAS” é uma ação integrante do Programa de Extensão I Feira Ciências SEM FRONTEIRAS: Conhecimentos e Diversidades, projeto institucional da UFFS - Campus Erechim, e tem como objetivo atender a diretriz da Chamada Pública do CNPq, no sentido de “promover a formação de estudantes e professores do ensino fundamental, médio e técnico no método científico, na educação para as relações étnico-raciais, em história e cultura afro-brasileira, africana e indígena, no combate ao racismo, à discriminação e ao preconceito, em educação antirracista e em outros conceitos fundamentais para a cultura científica e para a formação na Educação Básica, em cumprimento da Lei nº 10.639/2003 e da Lei nº 11.645/2008”. A I Feira Ciências Sem Fronteiras envolve diferentes ações de organização, divulgação, preparação, aproximação UFFS/escolas de Educação Básica, formação de professores e estudantes, acompanhamento de feiras escolares, realização de eventos (14 a 18 de outubro de 2024), atividades formativas com bolsistas classificados, entre outras, desenvolvidas por um grupo de trabalho constituído na UFFS. O projeto de formação, especificamente, se organiza sobre a oferta de encontros de formação continuada aos professores da Educação Básica, a partir de temáticas da diversidade e equidade, centralidade sobre a qual a Feira se desenvolve. Os encontros apresentam uma abordagem metodológica que considera: diálogo reflexivo sobre a prática pedagógica pelos docentes; aspectos éticos, políticos, das práticas profissionais e da crítica, para o compromisso da construção de um mundo melhor; possibilidades da recriação e da práxis social construída coletivamente; reafirmação da postura de enfrentamento das desigualdades, das injustiças, das violências e da pretensa ideia de neutralidade. A formação, para atender a abordagem metodológica, prevê encontros organizados em três momentos: MOMENTO I – Estudo e discussões pelos professores, sobre as temáticas da formação; MOMENTO II – Aproximação dos estudos com a prática dos professores nas escolas; MOMENTO III – Seminário de socialização e debate sobre as possibilidades da diversidade e equidade na educação. Desta forma, o projeto de extensão “Formação para ciências SEM FRONTEIRAS”, busca aproximar a UFFS da comunidade regional, para fortalecer seu papel como instituição pública. Além disso, é de extrema importância que esse projeto promova melhorias na qualidade da educação básica, com o incentivo para a pesquisa e produção científica, valorizando a criatividade e a busca de soluções de possíveis problemas da comunidade local e regional. Com isso, a formação acadêmica irá além do ensino nas áreas do conhecimento, em direção da formação de pessoas com carácter e com o devido entendimento e capacidade de atuação sobre a equidade e a diversidade.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.