O DEBATE ATRAVÉS DAS REFERATAS PARA O ESTUDO EM BEM-ESTAR ANIMAL
UMA FERRAMENTA DE ENSINO
Palavras-chave:
Espaço multidisciplinar, Bem-estar, Animais domésticos, Ensino ativoResumo
A Referata em Bem-Estar-Animal é um espaço de estudo multidisciplinar que se propõe a discutir, debater e refletir sobre temas gerais relacionados com o bem-estar animal. Os encontros foram realizados com datas, horários e local definidos em cada edição, onde se discutiram tópicos previamente selecionados. Esta escolha foi realizada através de sugestões dos participantes ao início da primeira reunião e alteradas conforme a demanda. Em cada Referata um mediador voluntário foi responsável pela apresentação do tema escolhido e da condução do debate. O evento ocorreu inicialmente de forma semanal e exclusiva aos alunos integrantes do Projeto de Extensão em Bem-Estar Animal, e atualmente se dá de forma quinzenal e aberta ao público, ocorrendo nos ambientes da universidade e possuindo divulgação por meio da plataforma Instagram, utilizando o perfil do projeto. Desde o início do semestre letivo de 2024/1 foram realizadas 7 referatas abrangendo a introdução, conceitos e história do Grupo de Estudos em Bem-Estar Animal (GEBEA), além do bem-estar de animais de laboratório, de equinos estabulados, bem-estar animal na bovinocultura de leite e na suinocultura e bem-estar de animais silvestres. Em cada edição foram abordados conceitos que abrangem não apenas o tema apresentado, mas também o Bem-Estar Animal (BEA) como um todo, auxiliando na formação e educação dos participantes acerca das necessidades e características que devem ser avaliadas no bem-estar de todas as espécies. Por fim, foi apresentado o Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “Capacitação no atendimento de denúncias contra maus-tratos a cães e gatos no município de Marmeleiro, Paraná”, desenvolvido como atividade de extensão do GEBEA em 2023, tendo sua funcionalidade na referata como um modo de demonstrar a prática e trazer à realidade dos participantes o estudo do BEA, assim como entender que não apenas no meio acadêmico e veterinário há interessados no assunto. Em todos os encontros registrou-se a participação de acadêmicos e professores, havendo uma discussão sobre o tema abordado ao final de cada encontro, corroborando com a manutenção da troca de conhecimento entre estes. Com isso, verifica-se a importância e contribuição deste projeto, como uma ferramenta de ensino ativa, por conceder bases complementares à formação acadêmica e profissional, diante dos diferentes assuntos abordados e interligados ao cerne de todas as áreas da Medicina Veterinária: o Bem-Estar Animal.
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