ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA ATRAVÉS DO GÊNERO TEXTUAL DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA II

Autores

  • Luana Braga Liscano Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Jeize de Fátima Batista UFFS
  • Ana Cecília Gonçalves

Palavras-chave:

Ensino Médio, Língua Pportuguesa, Estágio Curricular Supervisionado, ENEM, Influenciadores digitais

Resumo

O Estágio Curricular Supervisionado em Língua Portuguesa II, visa a inserção do acadêmico(a) do Curso de Letras - Português e Espanhol na prática pedagógica dentro do ambiente escolar, especificamente no Ensino Médio, visando uma formação crítica e humanizadora dos alunos como sujeitos. Com isso, foi utilizado como base para a prática pedagógica teóricos como: Isabel Solé, que estabelece a sequência didática (pré-leitura, leitura e pós-leitura), Cristiane Fuzer, que introduz o método do bilhete orientador para a reescrita e João Wanderley Geraldi, com seu método interacionista de ensino e aprendizagem. As práticas, também chamadas de oficinas, ocorreram em uma escola situada no município de Salvador das Missões/RS, no 2° ano do Ensino Médio, com a totalização de 12 horas, sendo 50 minutos/aula, e teve tópicos transversais trabalhados através do tema "Os impactos dos influenciadores digitais no comportamento dos jovens brasileiros". O motivo da escolha do tema, foi justamente o cenário atual de como o consumo das tecnologias, muitas vezes em excesso, vêm afetando o comportamento dos jovens brasileiros e, consequentemente, afetando diretamente em suas vidas, por “influencers” digitais que, muitas vezes, podem ter objetivos positivos como informações reais, vendas de produtos de qualidades, etc., ou negativos de mostrar uma realidade falsa e, que muitas vezes, o objetivo é somente o lucro, então muitos influenciadores digitais deixam a ética do seu serviço de lado. Como o foco era a preparação dos alunos para o ENEM, o planejamento se voltou para o desenvolvimento da compreensão e interpretação textual, leitura, pensamento crítico, análise linguística, escrita e reescrita de textos dissertativos-argumentativos, que são competências estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Portanto, as oficinas foram elaboradas conforme a faixa etária da turma, tendo em vista as dificuldades e as facilidades que a turma apresentou durante as observações prévias às práticas realizadas, e com métodos de ensino eficazes para o desenvolvimento de alunos que se preparam para a realização de um exame de nível médio para conseguirem o ingresso em uma Universidade, seja ela pública ou privada.

Downloads

Publicado

09-09-2024

Edição

Seção

Linguística, Letras e Artes - Ensino - Campus Cerro Largo