O PAPEL DAS REDES SOCIAIS NA MONITORIA ACADÊMICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO CURSO DE NUTRIÇÃO DA UFFS
Palavras-chave:
redes sociais, comunicação acadêmica, instagram, nutrição, engajamentoResumo
O presente relato de experiência descreve a utilização das redes sociais, especificamente
o Instagram, como ferramenta de comunicação e engajamento no curso de Nutrição da
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Realeza. Levantou-se dados do
período de dezembro de 2023 a julho de 2024, por meio do projeto de monitoria por
curso intitulado de “Inserção do Aluno do Curso de Nutrição nas Atividades da Docência:
consolidação do Processo de Ensino e Aprendizagem”. Com base no entendimento de
que as redes sociais têm se tornado essenciais na comunicação acadêmica,
proporcionando um canal direto e eficaz para o compartilhamento de informações, o
Instagram, no período supracitado, foi utilizado para divulgar o novo Projeto Pedagógico
do Curso (PPC), eventos acadêmicos, projetos de extensão e a apresentação de atuais e
de novos docentes. A análise das postagens foi realizada com foco em métricas de
engajamento, como curtidas, comentários, envios e salvamentos, evidenciando que
temas diretamente relacionados à rotina acadêmica e conteúdos personalizados geraram
mais interação. Entre as principais postagens, destacam-se aquelas relacionadas ao novo
Projeto Pedagógico do Curso (PPC), que incluíram detalhes sobre a carga horária e novos
componentes curriculares, gerando 67 curtidas, 2 comentários, 28 envios e 5
salvamentos. A divulgação da vaga de monitoria disponível no curso, com informações
detalhadas sobre o processo seletivo, alcançou 18 curtidas, 4 envios e 1 salvamento.
Além disso, postagens sobre eventos específicos, como a aula aberta com convidada do
Componente Curricular de Ética e Orientação Profissional e a roda de conversa sobre o
Congresso Brasileiro de Nutrição (CONBRAN), também mostraram engajamento
expressivo, com até 23 curtidas e 3 comentários. Um destaque importante foi a série de
postagens intitulada "Quem eu sou?", que apresentou docentes do curso como Eliani
Frizon, Eduardo Henrique Szpak Gaievski e Stephane Janaina de Moura Escobar, com engajamento variando de 73 a 89 curtidas e múltiplos envios e comentários. A
celebração dos 10 anos da Clínica-Escola de Nutrição da UFFS também foi amplamente
divulgada, resultando em um vídeo comemorativo que obteve 1,7 mil visualizações, 29
curtidas e 4 envios. Os projetos de extensão relacionados ao atendimento nutricional,
como aqueles voltados para pacientes com transtorno do espectro autista (TEA), doenças
crônicas não-transmissíveis (DCNTs) e atletas, foram promovidos através de cards
informativos, gerando até 50 curtidas, 18 envios e 3 salvamentos. Merece destaque a
reunião de boas-vindas aos calouros 2024.1, um evento de integração essencial para os
novos discentes, que gerou 91 curtidas, 6 comentários e 13 envios, enquanto a colação
de grau dos formandos foi celebrada com postagens que alcançaram 83 curtidas e 4
envios. Informações sobre o processo seletivo para professor substituto e o encontro
com a nova coordenação do curso também foram divulgadas, com engajamento que
variou de 38 a 51 curtidas. Os resultados demonstram a importância das redes sociais na
disseminação de informações acadêmicas e no fortalecimento da comunicação entre a
comunidade acadêmica. O conteúdo personalizado e relevante, especialmente aquele
que envolve diretamente os estudantes, tende a gerar maior interação e engajamento,
demonstrando a importância da utilização estratégica das redes sociais no contexto
educacional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.