O INTERESSE NAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS COMPLEMENTARES NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL - CAMPUS PASSO FUNDO/RS
Palavras-chave:
Educação Holística; Práticas Integrativas Complementares. Processo de ensino-aprendizagem.Resumo
Este estudo busca analisar o nível de conhecimento e interesse dos servidores e alunos do curso de Medicina em relação ao uso das PICs, adotando uma abordagem holística para qualificar o processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa tem uma abordagem transversal, descritiva, exploratória, quantitativa, realizado com 52 indivíduos. Foi utilizado um questionário no formato on-line que avaliou diferentes dimensões. Foram disponibilizadas oficinas aos participantes que incluíram a terapia Reike, o método terapêutico de auriculoterapia e as técnicas terapêuticas de aromaterapia e Constelação familiar. Dentre os participantes, 53,8% tem conhecimento sobre as PICs, 80,8% relatam que elas ajudam nos tratamentos médicos, 13,8% indicaram o Reiki como prática escolhida, mas ainda 32,8% confirmaram que não praticam nenhuma atividade. Além disso, 57,5% concordam que as PICs auxiliam no crescimento pessoal e 51,9% não possuem conhecimento de que o Sistema Único de Saúde (SUS) as oferece. Apesar da relevância indiscutível das práticas integrativas oferecidas através das oficinas, neste estudo, a adesão foi surpreendentemente baixa, com um número reduzido de alunos, técnicos e docentes. Dessa forma, ressalta-se a importância de incluir essa área na base curricular dos cursos de saúde, visando aumentar a adesão a essas práticas e qualificar os futuros profissionais integralmente.
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