JARDIM SENSORIAL

EXPLORANDO SEUS SENTIDOS

Autores

  • Maria Eduarda Ruhoff UFFS
  • Vanessa Neumann Silva
  • Siumar Tironi
  • Ana Júlia Falchetti da Silva
  • Daiane Kehl Kolling
  • Elis Maria Schemberger Schaf

Palavras-chave:

Atividades Práticas de extensão; plantas ornamentais; Reciclagem; educação ambiental.

Resumo

O jardim sensorial é um espaço projetado com o intuito de auxiliar e contribuir no desenvolvimento dos sentidos, de modo dinâmico e estimulando os sentidos do olfato, tato, visão e paladar, principalmente para as crianças. O projeto Jardim Sensorial teve início por meio do componente curricular de Desenvolvimento de Práticas de Extensão I (disciplina obrigatória da terceira fase do curso), no decorrer do semestre 2024/1 (março a julho de 2024) através do trabalho voluntário dos discentes do Curso de Agronomia da Universidade Federal da Fronteira Sul campus Chapecó, sob orientação de dois docentes regentes da disciplina. As atividades foram realizadas na Escola Estadual de ensino básico Antônio Morandini, no bairro Saic, em Chapecó-SC. Inicialmente foi realizada uma visita para diagnosticar as necessidades da comunidade escolar, e com isso foram apresentadas propostas, dentre as quais teve destaque o Jardim Sensorial.  As atividades contaram com a participação dos alunos da turma 301 (terceiro ano do ensino médio), sendo realizadas atividades em sala de aula e no ambiente externo (espaço destinado ao jardim na escola), relacionando-se o projeto à língua inglesa (disciplina do ensino médio na qual foram trabalhadas as práticas), principalmente com elaboração de folders, contendo informações relativas às espécies vegetais estudadas, e que poderiam ser utilizadas no jardim; as atividades práticas iniciaram com a demarcação do espaço, retirada da grama, preparo e nivelamento do solo e  organização dos canteiros, a qual foi feita utilizando-se garrafas plásticas “PET”,  estimulando com isso a reciclagem, e embelezamento pois as garrafas foram preenchidas com água e corante, possibilitando também maior contato com a natureza. Foram produzidas mudas das espécies vegetais, que seriam utilizadas no jardim, com os alunos, na escola, em uma aula prática na qual foi possível abordar temáticas relativas às diferenças entre sementes de diversas espécies, sobre substratos, importância da água, e sobre a dinâmica de crescimento e tempo necessário para cada espécie produzir mudas de boa qualidade, para posterior uso no jardim. Alguns exemplos de espécies que foram utilizadas são: salsa (Petroselinum sativum), calêndula (Calendula officinallis), flor de mel (Loburalia maritima), Balsamina (Impatiens balsamina), boca-de-leão (Antirrhinum majus), entre outras. Foi realizada ainda uma visita dos alunos da escola Antônio Morandini, na UFFS, na qual os mesmos puderam conhecer a estrutura da instituição, e realizada uma aula prática de estaquia (técnica de propagação de plantas), na qual foram produzidas estacas da espécie Iresine (Iresine herbstii), as quais posteriormente foram levadas para uso no jardim na escola. Com a entrega do Jardim ao dia cinco do mês de Julho de 2024, foi realizada uma pesquisa de satisfação com os estudantes, e a partir disso passou a ficar sob cuidados da comunidade escolar e também para utilização do espaço. De maneira geral, o projeto foi muito bem avaliado pelo público participante, e contribuiu para a iniciação à prática de extensão dos alunos do curso de Agronomia, da UFFS campus Chapecó, envolvidos na atividade.

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Publicado

13-10-2024

Edição

Seção

Ciências Agrárias - Extensão & Cultura - Campus Chapecó