ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE EVOLUÇÃO EM CIÊNCIAS:
“VOANDO PELA EVOLUÇÃO”
Palavras-chave:
Aprendizagem; Evolução; Experiência; Jogo; AvesResumo
No atual cenário educacional, a busca pelo alinhamento do ensino ao desenvolvimento
tecnológico tem sido um desafio para muitos professores de Biologia. Em especial, tem sido
discutida a dificuldade em elaborar atividades práticas que despertem a curiosidade dos
alunos para o ensino de evolução. Nesse contexto, é indispensável a preocupação em
promover um ensino-aprendizagem significativo, superando o modelo tradicional das
escolas, onde o conhecimento está centrado nos livros e no saber do professor. Os jogos
didáticos são representações interativas que podem ser desenvolvidos e aplicados durante o
ensino com o objetivo de contribuir para o entendimento e fixação de conteúdos. Eles
surgem como uma alternativa envolvente para o ensino de Evolução, uma vez que a
experiência de jogo, combinada com a exploração de diferentes cenários evolutivos, pode
dinamizar as aulas, atraindo a atenção dos estudantes e mantendo-os engajados, motivando
e despertando o interesse pelo aprendizado. Pensando nisso, foi elaborado um material
didático em formato de jogo no modelo perguntas-respostas. O jogo, intitulado "Voando
pela evolução", representa uma ferramenta educacional que combina entretenimento e
aprendizado acerca dos estágios evolutivos das aves. Os participantes competem para
acumular totens que representam os estágios chave da evolução das aves, desde suas origens
até as formas modernas. O objetivo é proporcionar uma experiência educativa imersiva ao
abordar temas complexos da evolução das aves de forma lúdica e divertida. A competição
entre os participantes estimula o aprendizado e a retenção do conhecimento sobre os estágios
evolutivos das aves. O jogo é flexível em relação ao número de participantes, podendo
acomodar desde pequenos grupos até turmas maiores. Os alunos se revezam rodando uma
roleta, seguindo sentido horário para determinar a vez de cada grupo. A posição em que a
seta da roleta para, representa a categoria da pergunta que os participantes daquele grupo
devem responder. Se responderem corretamente, recebem um totem representativo do
estágio evolutivo e deve posicioná-lo no local destinado a este totem caminho da vitória de
seu grupo. O grupo tem um total de dois minutos para responder a questão, de modo que os
alunos possam discutir sobre a resposta com os integrantes do próprio grupo, até chegarem
em um consenso. Um membro do grupo comunica a resposta e o professor informa se o
grupo respondeu corretamente ou não. Quando o grupo responde a pergunta corretamente,
recebe o totem, posiciona-o no tabuleiro, e tem direito a girar a roleta mais uma vez, quando
um grupo não acerta a resposta, o grupo do seu lado, seguindo sentido horário, deve girar a
roleta e tentar sua vez na pergunta. Dado que os conhecimentos no campo da evolução estão
estreitamente ligados à compreensão de processos históricos, adaptação e seleção natural, a
utilização desse tipo de material favorece uma aprendizagem mais ativa e participativa. O
jogo permite que os alunos explorem conceitos-chave da evolução de forma lúdica e
interativa, onde os estudantes podem experimentar e entender os mecanismos evolutivos de
maneira prática e significativa.
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