PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O TRABALHO COM A LEITURA DE CONTOS DE LYGIA FAGUNDES TELLES

Autores

  • Andréia Cristina de Souza
  • Daniele Maria Queiroz UFFS-RE
  • Beatriz Regina Schafranski Rossi UFFS-RE

Palavras-chave:

elaboração didática; linguística aplicada; letramento literário; ensino.

Resumo

Este resumo apresenta a pesquisa vinculada ao projeto guarda-chuva “Elaboração de propostas didáticas: reflexões teórico-metodológicas para o trabalho com Língua Portuguesa na Educação Básica”, que tem como objetivo refletir sobre os fundamentos teórico-metodológicos relacionados ao ensino de Língua Portuguesa, voltados à produção de material didático para o trabalho com leitura na educação básica. Como parte deste projeto, estão em desenvolvimento duas propostas visando a elaboração de material didático para a leitura de dois contos de Lygia Fagundes Telles – “O noivo” e “Venha ver o pôr do sol”, voltado aos anos finais do Ensino Fundamental. Estas propostas justificam-se por responder à necessidade de materiais didáticos que promovam uma leitura crítica e reflexiva de literatura, em seu caráter humanizador, visto que a revisão teórico-metodológica para o ensino de Língua Portuguesa e de Literatura, que vem acontecendo a pelo menos quatro décadas, nem sempre chega em sala de aula. A escolha dos contos supracitados como base para o material didático se justifica pela riqueza temática e pela complexidade narrativa que os textos oferecem, de interesse para a faixa etária dos anos finais do Ensino Fundamental, possibilitando múltiplas abordagens interpretativas e o desenvolvimento de capacidades interacionistas e dialógicas de leitura. Além disso, a obra de Lygia Fagundes Telles é amplamente reconhecida pela sua contribuição à literatura brasileira, tornando-se relevante no contexto educacional. Para a elaboração desta proposta, parte-se da perspectiva teórica-metodológica da Linguística Aplicada em interface com o Letramento Literário. Para tanto, serão tomados como base as orientações teórico-metodológicas para uma leitura interacionista e dialógica (Angelo; Menegassi, 2022; Rojo, 2004), em articulação com a sequência didática para o letramento literário, proposta por Cosson (2014). Espera-se que o material didático produzido contribua para a formação de leitores críticos e reflexivos, capazes de interpretar textos literários de maneira aprofundada. Além disso, o material visa estimular a prática pedagógica reflexiva, alinhada aos princípios do letramento literário e das metodologias de ensino da língua portuguesa.

Downloads

Publicado

13-10-2024

Edição

Seção

Linguística, Letras e Artes - Pesquisa - Campus Realeza