PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS (PNLD 2024)

Autores

  • Lenilson Rafael Bastos Cavalcante Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Joana Tatiele de Carvalho
  • Erica do Espírito Santo Hermel

Palavras-chave:

Metodologias, Currículo, Formação de Professores, Ensino de Biologia

Resumo

Para facilitar a alfabetização científica dos estudantes, é necessário o aprimoramento das Práticas Pedagógicas (PP) nos livros didáticos (LD) de Ciências , uma vez que são usados como um dos principais recursos didáticos no Ensino de Ciências. Portanto, o presente trabalho trata-se de uma análise das práticas pedagógicas dos LD, recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2024. Para tanto, foi analisada a coleção de Ciências “Araribá Conecta” (6º ao 9º ano). Esta é uma pesquisa qualitativa, do tipo documental, envolvendo três etapas: pré-análise onde ocorreu a escolha do material analisado, bem como a leitura panorâmica e a coleta das PP presentes no material, segundo a exploração dos recursos que se deu pela sistematização das atividades em categorias e por último a interpretação dos resultados com a compreensão dos dados coletados. Ao todo, foram sistematizadas 914 PP presentes nesta coleção, contemplando as categorias: I-Sugestões de Pesquisas, Livros, Sites, Redações e Resumos, Filmes (300:914); II-Atividades Reproducionistas (167:914); III-Glossário (114:914); IV-Sugestões de Aula Práticas (99:914); V-Curiosidades (75:914); VI-Atividade de Texto (64:914); VII-Pense e Responda (63:914); e VIII-Atividades em Grupo (32:914). As categorias mais frequentes foram: Sugestões de Pesquisas, Livros, Sites, Redações e Resumos, Filmes, cuja maioria estava localizada no final do livro, distanciando-as do conteúdo trabalhado, dificultando sua contextualização, e Atividades reproducionistas, que não propiciam uma maior reflexão por parte dos alunos. Já as menos frequentes foram: atividades de texto, Pense e responda e atividades de grupo. Estas deveriam ser as predominantes, pois possibilitam habilidades como argumentação, autonomia e protagonismo. A partir das análises realizadas nos LD, é evidente que estes apresentam muitas PP, contudo, com frequência desproporcional. Além disso, as PP, que normalmente levariam o aluno à reflexão e ao desenvolvimento do pensamento crítico, tiveram baixa incidência, quando comparadas àquelas com menor potencial para tal. Portanto, é necessário que os professores utilizem metodologias efetivas ao abordarem as PP, a fim de trabalhá-las de forma contextualizada, além de uma formação inicial e continuada de qualidade buscando sempre metodologias efetivas para o ensino e aprendizagem dos alunos.

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Publicado

11-09-2024

Edição

Seção

Ciências Humanas - Ensino - Campus Cerro Largo