NOVAS TECNOLOGIAS, FORMAÇÃO CIDADÃ E GESTÃO PÚBLICA:

UMA PERSPECTIVA SOBRE A POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO QUALIFICADA PARA FUTUROS GESTORES MUNICIPAIS E REGIONAIS NA REGIÃO DAS MISSÕES NO ANO DE 2024.

Autores

  • Rodrigo Job Magalhães Universidade Franciscana - UFN
  • Alcione Aparecida de Almeida Alves Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS Campi Cerro Largo https://orcid.org/0000-0001-7738-942X
  • Angelita Woltmann Universidade Franciscana - UFN https://orcid.org/0000-0003-0274-3070
  • Millena Beatriz Bertolo Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS Campi Cerro Largo
  • Aline Raquel Müller Tones Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS Campi Cerro Largo

Palavras-chave:

Formação de gestores, Escola técnica, Educação a distância, Gestão pública, Desenvolvimento regional

Resumo

NOVAS TECNOLOGIAS, FORMAÇÃO CIDADÃ E GESTÃO PÚBLICA: UMA PERSPECTIVA SOBRE A POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO QUALIFICADA PARA FUTUROS GESTORES MUNICIPAIS E REGIONAIS NA REGIÃO DAS MISSÕES NO ANO DE 2024.
BERTOLO, M. B. [1]; MAGALHÃES, R. J. [4], ; WOLTMANN, A. [4], TONES, A. R. M. [2], ALVES, A. A. A. [2]
Este estudo discute a possibilidade de criação de uma escola técnica semi-híbrida digital, focada no modelo educacional de ensino e aprendizagem presencial-remoto, destinada a formar futuros gestores públicos municipais e regionais com conhecimento aprofundado sobre a realidade cultural, econômica e social da região Noroeste do Estado Gaúcho. Utiliza-se como base do estudo, dados abertos da Secretaria do Planejamento, Mobilidade e Desenvolvimento Regional, pesquisa denominada “COREDE Missões” (Conselho Regional de Desenvolvimento). No período 2000-2010, foi o COREDE com menor taxa de crescimento populacional no Estado, perdendo população, em virtude da falta de dinamismo econômico da Região. O COREDE Missões economicamente possui base mais voltada à Agropecuária em relação à média estadual, com pouca participação da Indústria. Na Agropecuária, se destacam a criação de bovinos e suínos, além do cultivo do milho, do trigo e da mandioca. A Indústria, ainda pouco significativa, está ligada ao beneficiamento de produtos primários. Outro importante ativo da Região é o turismo histórico e cultural. Nos índices sociais, a saúde e a geração e apropriação de renda se encontram em níveis preocupantes. A educação se encontra em posição razoável, embora detenha importante percentual de população adulta com Ensino Fundamental incompleto. Nesse sentido, em um cenário onde a complexidade da administração pública exige cada vez mais qualificações técnicas e gerenciais, a formação adequada de gestores públicos é vital para o desenvolvimento sustentável e eficiente dos municípios missioneiros. A proposta deste estudo busca atender à demanda por qualificação profissional contínua, preparando cidadãos para assumirem posições de liderança com conhecimento técnico e uma visão estratégica, capazes de responder aos desafios contemporâneos da gestão pública missioneira e gaúcha. A necessidade de uma escola técnica pública de gestores está baseada na carência atual de programas específicos que integrem tanto a teoria quanto a prática da administração pública, proporcionando um ambiente de aprendizado que combina a flexibilidade do ensino a distância com a profundidade da formação presencial. A incorporação de novas tecnologias, como plataformas de ensino a distância (Moodle e Canvas), sistemas de gestão de aprendizagem (Blackboard e Google Classroom), simuladores e jogos educacionais (SimCity e GOV 2.0), ferramentas de análise de dados e business intelligence (Power BI e Tableau), tecnologia de realidade virtual (Google Expeditions e CAVE), sistemas de gestão de projetos (Asana e Trello), MOOCs (Coursera e edX), aplicações de blockchain (Ethereum e Hyperledger), inteligência artificial (IBM Watson e Google AI) e plataformas de participação cidadã (Decidim e CitizenLab), é essencial para capacitar gestores aptos a tomar decisões informadas e eficazes em benefício de suas comunidades missioneiras. Esta iniciativa contribuiria significativamente para a qualificação da administração pública a nível municipal e regional, garantindo que os futuros gestores estejam equipados com as competências necessárias para promover o desenvolvimento local e regional de maneira inclusiva e sustentável. Além disso, a implementação de uma escola técnica e de formação de gestores em Instituição de Ensino nos distintos níveis, técnico e/ou superior de excelência reforça o compromisso com a democratização do acesso à educação de qualidade, oferecendo oportunidades de formação para todos os cidadãos, independentemente de sua localização geográfica.


Origem do Trabalho: Ensino
Palavras-chave: Formação de gestores; Escola técnica; Educação a distância; Gestão pública; Desenvolvimento regional.
Área do Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas
Origem: Pesquisa


[2] Alcione Aparecida de Almeida Alves - Docente do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFFS, Cerro Largo - RS. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Ambiente e Tecnologias Sustentáveis (PPGATS) da UFFS. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação (Mestrado/Doutorado) em Desenvolvimento e Políticas Públicas (PPDPP) da UFFS. E-mail: alcione.almeida@uffs.edu.br
[4] Rodrigo Job Magalhães - Advogado, Pós-graduado em Direito Notarial e Registral, e Pós-graduando em Direito Público com ênfase em Contratos e Licitações Públicas. Direito, Universidade Franciscana - UFN. Endereço eletrônico: rodrigojob.adv@gmail.com
[4] Angelita Woltmann, Docente, Doutora em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) na linha de pesquisa "Sociedade, Novos Direitos e Transnacionalização". Mestre em Integração Latino-Americana pelo Mestrado em Integração Latino-Americana (MILA) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na linha de pesquisa "Direito da Integração". Tem experiência em disciplinas de ensino presencial e EaD, bem como, em pesquisa e extensão. É coordenadora e colaboradora em diversos projetos de pesquisa e extensão. Possui registro junto à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS 61.713). E-mail: awoltmann@gmail.com e awoltmann@prof.ufn.edu.br .
[1] Millena Beatriz Bertolo - Graduanda do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo. Endereço eletrônico: bertolomillena@gmail.com
[2] Aline Raquel Müller Tones, Docente da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Cerro Largo - RS. Doutora em Engenharia Química com ênfase em Monitoramento e Controle Ambiental pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Toledo/PR (2018-2020). Endereço eletrônico: aline.tones@uffs.edu.br

Biografia do Autor

  • Alcione Aparecida de Almeida Alves, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS Campi Cerro Largo

    Docente do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFFS, Cerro Largo - RS. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Ambiente e Tecnologias Sustentáveis (PPGATS) da UFFS. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação (Mestrado/Doutorado) em Desenvolvimento e Políticas Públicas (PPDPP) da UFFS. Coordenadora do Curso de Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária da UFFS por duas gestões (2019-2023); Coordenadora do Laboratório de Águas e Ecotoxicologia da UFFS Campus Cerro Largo - RS. Doutora em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis - SC (2013-2017). Pesquisadora da área de Tratamento de Águas de Abastecimento Público; Políticas Públicas Ambientais e; Saneamento Básico. Extensionista da área Saneamento Básico e de Sustentabilidade Ambiental.

  • Angelita Woltmann, Universidade Franciscana - UFN

    Doutora em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS, 2014-2019), com a tese "Desconstruindo a Bioética Principialista pela Ótica dos Direitos dos Vulnerados", que aprofunda a conexão entre direitos humanos e questões bioéticas. Mestre em Integração Latino-Americana pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2004-2006), com a dissertação "Comitês de Ética em Pesquisa no Âmbito Latino-Americano (Brasil-Argentina): Transdisciplinaridade em Prol da Dignidade Humana", explorando a ética na pesquisa em saúde. Graduada em Direito pela Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ, 1996-2001), com ênfase em Discricionariedade e Poder de Polícia, estabelecendo bases para a compreensão da regulação em saúde. Especialista em Direito Constitucional Aplicado pela Universidade Franciscana (UFN, 2003-2005) e em Bioética pela Universidade Federal de Lavras (UFLA, 2008-2010), consolidando sua formação interdisciplinar. Cursou módulos do doutorado em Ciências Jurídicas na área de Direito Penal pela Universidade de Buenos Aires (UBA, 2009), com foco na "Vulnerabilidade do Pesquisado Latino Americano nas Pesquisas Biomédicas com Seres Humanos na Sociedade de Risco", reforçando sua perspectiva sobre a proteção dos sujeitos em pesquisas. Sua trajetória profissional e acadêmica é marcada pela busca de desconstrução do paradigma dogmático e disciplinar na educação jurídica, destacando-se a integração entre Direito, Saúde e Bioética. Atuou como membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UNIME (2008-2011) e UNICRUZ (2012-2016), demonstrando seu compromisso com a condução ética de pesquisas na área da saúde. Como docente, ministrou disciplinas na graduação e pós-graduação como "Metodologia do Ensino Superior", "Biodireito", "Direito Constitucional", "Direito Administrativo", "Direitos Humanos", "Extensão em Direito", entre outras, abordando temas que interligam direito, saúde, educação, biotecnologia e afins. Sua produção científica reflete essa interface. Conduziu projetos de pesquisa e extensão que exploram a relação entre o Direito e a Saúde, a exemplo de "Sobre a vulnerabilidade do pesquisado latino americano nas pesquisas com seres humanos na sociedade de risco: uma visão transdisciplinar a partir do Direito Penal" (2013-2015). Orientou diversos trabalhos de conclusão de curso (TCCs) em temas como bioética, direito à saúde e direitos dos pacientes. Sua atuação como professora e coordenadora de TCC em instituições como UNIME (2007-2011), UNICRUZ (2011-2016) e UFN (2017-2023) demonstra sua experiência na formação de novos profissionais e sua habilidade em orientar pesquisas e ações extensionistas, fomentando o pensamento crítico e a busca por soluções inovadoras para os desafios exigidos pela curricularização da extensão. A experiência como organizadora de eventos interdisciplinares reforça sua capacidade de entrelaçar ensino, pesquisa e extensão. Atualmente, trabalha como mentora acadêmica de pesquisa na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, aliando sua paixão pela pesquisa à sua expertise em metodologia científica e no uso de ferramentas tecnológicas como a IA. Possui registro na OAB/RS (61.713) e mantém-se ativa na pesquisa, participando de grupos como o Grupo de Estudo em Direito dos Animais (GPDA) - UFSM e o Grupo de Pesquisa Garantismo e Constitucionalismo Popular (GPGCP) - UNILASSALE. Adicionalmente, sua participação como avaliadora ad hoc de projetos de extensão na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA, 2022), bem como, em comissões editoriais de periódicos nacionais, demonstra seu reconhecimento e expertise na área. E-mail: awoltmann@gmail.com. Whatsapp: (55) 984254124. 

  • Millena Beatriz Bertolo, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS Campi Cerro Largo

    Millena Beatriz Bertolo - Graduanda do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo. Endereço eletrônico: bertolomillena@gmail.com 

  • Aline Raquel Müller Tones, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS Campi Cerro Largo

    Aline Raquel Müller Tones, Docente da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Cerro Largo - RS. Doutora em Engenharia Química com ênfase em Monitoramento e Controle Ambiental pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Toledo/PR (2018-2020). Endereço eletrônico: aline.tones@uffs.edu.br

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Publicado

09-09-2024

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas - Ensino - Campus Cerro Largo