TECNOLOGIAS, MULTILETRAMENTOS E PRÁTICAS SOCIAIS
O ESTUDO DO TWEET MINICONTO
Palavras-chave:
Estudos da Linguagem, Multiletramentos, Gêneros do Discurso, Tweets, MinicontoResumo
A partir da consolidação da tecnologia digital, torna-se constante o uso de celulares, tablets
e computadores e, por conseguinte, de redes sociais, aflorando a necessidade de a sociedade
interagir nesse ambiente e de ter acesso aos multiletramentos. Tem sido notório o
comportamento social descrito em todas as faixas etárias, evidenciando a emergência de
estudar essas práticas. No contexto problematizado, a Internet fornece uma série de
possibilidades comunicativas, resultando no acesso aos gêneros digitais, o que viabiliza o
uso da língua em contexto virtual. Como os gêneros pertencem às práticas humanas e as
representam, logo, se os acontecimentos culturais e sociais mudam, modificam-se os textosenunciados, criando-se, por vezes, novos gêneros. Como a tecnologia é volátil e dinâmica,
o que impressiona hoje é a velocidade do compartilhamento de informações nas redes
sociais. Dessa forma, o tema deste estudo trata da análise da rede social e de serviço de
microblog Twitter, com delimitação no tweet, considerado um hipergênero, no qual
transitam diferentes textos-enunciados de gêneros diversos, inclusive o miniconto, foco de
nossa reflexão. Assim, questiona-se em que medida os tweets minicontos, como textosenunciados de gênero discursivo, são delineados em sua natureza constitutiva (dimensão
contextual) e orgânica (dimensão linguístico-enunciativa), no âmbito dos multiletramentos
para as práticas sociais, em contexto multissemiótico e multimodal. Como objetivo geral,
procura-se responder à questão problematizada e, para isso, buscam-se subsídios nos
escritos do Círculo de Bakhtin (Bakhtin, 2016 [1979]; Volóchinov, 2018 [1929]), no que
tange ao método sociológico de estudo da linguagem, bem como nos pressupostos teóricos
da Linguística Aplicada - LA (Moita-Lopes, 2006; Kleiman; Vianna; De Grande, 2019) e
dos multiletramentos (Kleiman, 1995; 2010; Rojo, 2009; 2013; 2019). Justifica-se a
proposta, porque, a partir da consolidação da tecnologia digital, torna-se constante o uso de
celulares, tablets e computadores e, por conseguinte, de redes sociais, aflorando a
necessidade de a sociedade interagir nesse ambiente e de ter acesso aos letramentos digitais
para compreender as diferentes vozes que permeiam os discursos, bem como construir
sentidos a partir desses enunciados. O percurso metodológico caracteriza-se como teórico,
com abordagem qualitativo-interpretativista, no viés da LA, e com fins explicativos. A
geração de dados acontece de forma indireta, com pesquisa bibliográfica e documental. Para
a análise e a interpretação das informações, utiliza-se o método dialético, de acordo com os
pressupostos bakhtinianos, com procedimentos técnicos de caráter histórico e comparativo.
Os resultados alcançados possibilitam potencializar a reflexão, diante do cenário atual,
sobre o desenvolvimento de capacidades de interação discursiva por meio das novas
tecnologias, demonstrando que os tweets minicontos apresentam diversidade de estilos,
temas e técnicas empregadas pelos escritores, revelando-se, de uma maneira versátil,
capazes de abordar questões políticas, históricas, sociais com sutileza e impacto. Além
disso, a limitação imposta pelo formato, exige dos autores habilidades na escolha apurada
de palavras e no uso da linguagem vernacular, considerando explorar ao máximo a concisão,
a precisão, a intertextualidade, a intratextualidade e a interdiscursividade, além do sentido
metafórico e do insólito na narrativa. Para isso, a criação mostra-se original, lúdica, dialética
e dialógica.
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