TECNOLOGIAS, MULTILETRAMENTOS E PRÁTICAS SOCIAIS

O ESTUDO DO TWEET MINICONTO

Autores

Palavras-chave:

Estudos da Linguagem, Multiletramentos, Gêneros do Discurso, Tweets, Miniconto

Resumo

A partir da consolidação da tecnologia digital, torna-se constante o uso de celulares, tablets
e computadores e, por conseguinte, de redes sociais, aflorando a necessidade de a sociedade
interagir nesse ambiente e de ter acesso aos multiletramentos. Tem sido notório o
comportamento social descrito em todas as faixas etárias, evidenciando a emergência de
estudar essas práticas. No contexto problematizado, a Internet fornece uma série de
possibilidades comunicativas, resultando no acesso aos gêneros digitais, o que viabiliza o
uso da língua em contexto virtual. Como os gêneros pertencem às práticas humanas e as
representam, logo, se os acontecimentos culturais e sociais mudam, modificam-se os textosenunciados, criando-se, por vezes, novos gêneros. Como a tecnologia é volátil e dinâmica,
o que impressiona hoje é a velocidade do compartilhamento de informações nas redes
sociais. Dessa forma, o tema deste estudo trata da análise da rede social e de serviço de
microblog Twitter, com delimitação no tweet, considerado um hipergênero, no qual
transitam diferentes textos-enunciados de gêneros diversos, inclusive o miniconto, foco de
nossa reflexão. Assim, questiona-se em que medida os tweets minicontos, como textosenunciados de gênero discursivo, são delineados em sua natureza constitutiva (dimensão
contextual) e orgânica (dimensão linguístico-enunciativa), no âmbito dos multiletramentos
para as práticas sociais, em contexto multissemiótico e multimodal. Como objetivo geral,
procura-se responder à questão problematizada e, para isso, buscam-se subsídios nos
escritos do Círculo de Bakhtin (Bakhtin, 2016 [1979]; Volóchinov, 2018 [1929]), no que
tange ao método sociológico de estudo da linguagem, bem como nos pressupostos teóricos
da Linguística Aplicada - LA (Moita-Lopes, 2006; Kleiman; Vianna; De Grande, 2019) e
dos multiletramentos (Kleiman, 1995; 2010; Rojo, 2009; 2013; 2019). Justifica-se a
proposta, porque, a partir da consolidação da tecnologia digital, torna-se constante o uso de
celulares, tablets e computadores e, por conseguinte, de redes sociais, aflorando a
necessidade de a sociedade interagir nesse ambiente e de ter acesso aos letramentos digitais
para compreender as diferentes vozes que permeiam os discursos, bem como construir
sentidos a partir desses enunciados. O percurso metodológico caracteriza-se como teórico,
com abordagem qualitativo-interpretativista, no viés da LA, e com fins explicativos. A
geração de dados acontece de forma indireta, com pesquisa bibliográfica e documental. Para
a análise e a interpretação das informações, utiliza-se o método dialético, de acordo com os
pressupostos bakhtinianos, com procedimentos técnicos de caráter histórico e comparativo.
Os resultados alcançados possibilitam potencializar a reflexão, diante do cenário atual,
sobre o desenvolvimento de capacidades de interação discursiva por meio das novas
tecnologias, demonstrando que os tweets minicontos apresentam diversidade de estilos,
temas e técnicas empregadas pelos escritores, revelando-se, de uma maneira versátil,
capazes de abordar questões políticas, históricas, sociais com sutileza e impacto. Além
disso, a limitação imposta pelo formato, exige dos autores habilidades na escolha apurada
de palavras e no uso da linguagem vernacular, considerando explorar ao máximo a concisão,
a precisão, a intertextualidade, a intratextualidade e a interdiscursividade, além do sentido
metafórico e do insólito na narrativa. Para isso, a criação mostra-se original, lúdica, dialética
e dialógica.

Biografia do Autor

  • Iara Maria Adriano

    Licenciada em Letras - Português - Espanhol pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Realeza/PR (2018-2023). Pós-graduanda em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade UNINA. Acadêmica de Pedagogia pela Faculdade UNINA. Integrante do Projeto Interinstitucional de Pesquisa Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmico-Científicos - LILA e do Projeto de Pesquisa Estudos Dialógicos e Práticas de Linguagem em Educação.

  • Márcia Adriana Dias Kraemer, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina/PR (2013), Bolsa Capes, na área de Linguagem e Educação, linha Ensino/Aprendizagem e Formação do Professor de Língua Portuguesa e de Outras Linguagens; Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Maringá/PR (1999) e Mestra em Letras pela mesma IES (2003), com concentração em Linguística Aplicada. Estágio Pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Letras, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, Campus Cascavel/PR (2019-2020), Bolsa Capes. Professora de Magistério Superior na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Realeza/PR, na área de Língua Portuguesa e Linguística e Coordenadora do Curso de Letras - Português e Espanhol - Licenciatura. Docente e Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Estudos Linguísticos(PPGEL/UFFS), Curso de Mestrado e de Doutorado, Campus Chapecó/SC. Coordenadora Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da UFFS. Coordenadora do Projeto de Pesquisa "Estudos Dialógicos e Práticas de Linguagem em Educação: ensino, aprendizagem e formação reflexiva do sujeito social - EDIPLE", vinculado ao Grupo de Pesquisa "Ensino de Língua e Literatura - GELLI" (UFFS/CNPq); Coordenadora do Projeto Interinstitucional de Pesquisa "Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmico-Científicos - LILA (UFFS/UEL/CNPq); Coordenadora do Projeto de Monitoria de Ensino "Laboratório de Leitura e Produção Textual: práticas de letramentos acadêmico-científicos - LALEP" (UFFS); Pesquisadora-colaboradora e Vice-Líder do "Grupo de Estudo e Pesquisa Escola de Vigotski - GEPEVI" (UFFS/CNPq). Desenvolve ações de pesquisa, ensino e extensão na área de Linguística Aplicada, em perspectiva dialógica da linguagem, com estudo de práticas discursivas para os (multi)letramentos, em contexto escolar/acadêmico, bem como para a formação inicial, permanente e continuada de professores.

  • Lucas Kevin De Lima, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Acadêmico do curso Licenciatura em Letras Português e Espanhol na Universidade Federal da Fronteira Sul campus Realeza; Possui Especialização em Educação Infantil, Anos Iniciais e Gestão Escolar (2022), pela UniBF Faculdade; Educação Especial e Psicomotricidade (2019), pela Faculdade de Educação São Luís; Possui Curso de Aperfeiçoamento em Educação, Pobreza e Desigualdade Social (2019), pela Universidade Federal do Paraná; Graduado no Curso Superior de Tecnologia em Marketing (2014), pelo Centro Universitário Internacional; Técnico em Secretaria Escolar (2017), pelo Instituto Federal do Paraná. Bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID (2020 - 2022); Participou do Grupo de Pesquisa em "Arte, Educação e Imagens - ARTEI" (2020). Bolsista no "Programa Residência Pedagógica" Interdisciplinar de Línguas Portuguesa e Espanhola (2022-2024). Monitor voluntário de Produção Textual Acadêmica, desde 2021. Participa do Grupo "Estudos Dialógicos e as Práticas de Linguagem em Educação - EDIPLE", vinculado ao Grupo de Pesquisa "Ensino de Língua e Literatura - GELLI" (UFFS/CNPq), desde 2020. Professor de Ensino Fundamental Anos Iniciais no Município de Pranchita, desde 2022. Professor Pedagogo na Rede Estadual de Educação do Paraná, desde 2023. Atua desde 2012 na área da Educação.

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Publicado

10-10-2024

Edição

Seção

Linguística, Letras e Artes - Pesquisa - Campus Realeza