CURTA-METRAGEM COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM:
A EXPERIÊNCIA DA LIGA ACADÊMICA DE SAÚDE COLETIVA (LASC)
Palavras-chave:
Ligas Acadêmicas, Saúde Coletiva, Educação em Saúde, Relações Comunidade-InstituiçãoResumo
A Liga Acadêmica de Saúde Coletiva (LASC) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó-SC, é uma associação sem fins lucrativos que visa complementar a formação acadêmica dos estudantes, propiciando debates que extrapolam a sala de aula e o currículo de cada curso. Este resumo objetiva realizar um relato de experiência do processo de aprendizagem sobre temas da saúde coletiva a partir de recursos cinematográficos de curtas-metragem. Esta iniciativa contou com discussões entre alunos, professores e profissionais de saúde em torno de temas sociais e consistiu na organização de eventos realizados em dois momentos. No primeiro momento, foram apresentados curta-metragens sobre temas de interesse da saúde coletiva, aberto ao público e seguido de um debate com convidados especialistas em cada temática. No segundo momento os eventos foram direcionados exclusivamente para membros da LASC, buscando aprofundar o tema com o auxílio de especialistas na área. Os eventos ocorreram em espaços da UFFS e da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), no período de março a julho de 2024. A escolha dos curtas-metragens, visou tornar a atividade mais dinâmica e reflexiva, facilitando a construção do conhecimento e estimulando o interesse dos participantes.O primeiro tema abordado foi "Populações vulneráveis", sendo o primeiro evento, denominado "Curtas Coletivas: populações vulneráveis", que contou com a exibição do curta-metragem "Vida Maria" (2006), seguido pela palestra de um professor, doutor em história e posterior espaço para debates. Esse evento foi avaliado com 75% dos participantes avaliando-o com a nota máxima de satisfação. O segundo evento, intitulado "Acolhimento a populações vulneráveis no SUS", contou com a participação de uma professora, doutora em saúde coletiva e a utilização de diversos recursos pedagógicos para ampliar a compreensão do assunto. A avaliação foi ainda mais positiva, com 92,3% dos participantes atribuindo a nota máxima de satisfação. Em seguida, o segundo tema foi "Aborto", sendo primeiro evento, "Curtas Coletivas: vamos falar sobre aborto?", que exibiu o curta "Clandestinas" (2014), seguido pela fala de uma estudante de enfermagem. A maioria dos participantes (80%) deu nota máxima de satisfação ao evento, evidenciando sua boa avaliação. O segundo evento, novamente focado no acolhimento dentro do SUS, contou com uma roda de conversa com duas enfermeiras doutoras, especialistas em saúde da mulher e com experiência no tema, tornando o debate bastante realista. Este eixo temático foi realizado em parceria com a Liga Acadêmica de Atenção Integral à Saúde da Mulher (LAAISM) da UDESC. A utilização do cinema (curta-metragens) no processo de aprendizagem de saúde coletiva se mostrou uma ferramenta poderosa, pois teceu conhecimentos a partir de diversas perspectivas e olhares, promovendo debates amplos entre os especialistas convidados e os participantes. Os eventos se apresentam como experiência exitosa no protagonismo estudantil e na potencialidade de aprendizado. A abordagem dinâmica e interativa, combinada com a relevância dos temas discutidos, demonstrou ser uma estratégia eficaz na formação acadêmica e profissional dos estudantes de medicina e de enfermagem, além de agregarem conhecimento aos demais participantes que não são diretamente ligados à área da saúde.
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