ENSINO COLABORATIVO:
DIALOGOS SOBRE AS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS ELABORADAS PELO PROFESSOR DA SALA DE AULA EM PARCERIA DO PROFESSOR DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Palavras-chave:
Ensino colaborativo, Professor do AEE, Professor da sala de aulaResumo
O presente artigo, resulta das discussões e provações realizadas na disciplina de
Fundamentos da Educação Inclusiva do Pedagogia e do Programa de Pós Graduação
Profissional em Educação da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS). O mesmo
pretende abordar a importância do ensino colaborativo entre os professores que atuam na
sala de aula e sala de recursos multifuncional. Cada um dos espaços mencionados tem
atuação e comprometimento como desenvolvimento do estudante, porém, para que o
processo inclusivo, a aprendizagem e participação plena ocorro, faz-se necessário que os
professores dialoguem, elaborem estratégias para alcançar os objetivos proposto para este
aluno. Assim, como objetivo do presente artigo, busco analisar os benefícios para os alunos
matriculados no Atendimento Educacional Especializado (AEE) do trabalho colaborativo
entre os professores da sala de aula e da sala de recursos multifuncional. O percurso
metodológico adotado, pauta-se em uma revisão da bibliografia e é de cunho qualitativo,
com análise do tema na questão de investigação. Os resultados da pesquisa indicam: a) as
leis desempenham um papel fundamental garantindo os direitos dos alunos de ter acesso,
permanencia e aprendizagem em todos os níves de ensino independente da sua condição.
Também garantem que os professores criem estratégias pedagógicas e flexibilizações no
currículo para assegurar a independência e a autonomia no processo de aprendizagem, bem
como nas relações estabelecidas na escola e na sociedade. b) o ensino colaborativo entre os
professores da sala de aula e AEE tem um importante papel no alcançe dos objetivos a partir
do curriculo. Porém, a efetivação do mesmo exige a organização no contexto escolar, para
o diálogo entre os professores e elaboração de estratégias pedagógicas adequadas para cada
aluno matriculado no AEE. A partir destes dados é possivel indicar a necessidade de
assegurar a mantenção do lastro legal existente, mas também assegurar que as escolas e os
professores estabelecam condições para a efetivação do ensiino colaborativo a partir das
estratégias pedagógicas entre os professores dos alunos da educação especial na perspectiva
inclusiva.
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