PROMOÇÃO DA SAÚDE AUDITIVA
UMA ABORDAGEM EDUCATIVA E PREVENTIVA NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA EM CHAPECÓ/SC
Palavras-chave:
Saúde auditiva, Formação médica, IntersetorialidadeResumo
O Programa Saúde na Escola, estabelecido em 2008, aborda a manutenção de ações entre os setores da saúde e da educação, em vista de firmar e fortalecer programas de interação intersetorial. Nesse sentido, possui, entre seus componentes, a avaliação clínica e psicossocial, para levantamento de dados epidemiológicos no ambiente escolar, que tem como um de seus objetivos a saúde auditiva. Por diversos fatores ambientais, a perda auditiva tornou-se uma questão de grande relevância global, que já afeta cerca de 1,5 bilhão de pessoas. Há, portanto, uma preocupação especial com o público infantil, dado que, na infância, a perda auditiva está relacionada a diversos déficits de desenvolvimento de fala e comunicação. Assim, durante as vivências ocorridas no primeiro semestre de 2024, no CCR Saúde Coletiva II curso de Medicina, foram realizada atividade educativas envolvendo 189 alunos do quarto ao nono ano da Escola Municipal Maria Bordignon Destri, localizada no bairro Eldorado em Chapecó-SC. A ação foi pactuada previamente entre o CSF Eldorado e a escola, onde um grupo com 07 estudantes, acompanhados pela docente, realizaram a aplicação do questionário individual e orientações em formato coletivo. A aplicação do questionário envolveu uma triagem com cada um dos alunos presentes, em que foram coletadas respostas do tipo “sim” ou “não” para questões objetivas conforme orientação do Ministério da Saúde, no intuito de identificar as crianças com alguma dificuldade auditiva. Posteriormente, as respostas foram repassadas ao CSF Eldorado, permitindo que os agentes comunitários de saúde realizem, futuramente, uma busca ativa das crianças que apresentaram como resposta pelo menos três “sim” ao questionário. Quanto às orientações, foram realizadas por meio de uma projeção em slides abordando uma apresentação da UFFS e do curso de medicina, a prevenção da perda auditiva, orientações sobre os sintomas indicativos de lesão auditiva e exibição de um vídeo didático sobre o funcionamento do aparelho auditivo. Ademais, uma peça anatômica sintética do sistema auditivo, pertencente ao Laboratório de Anatomia da Universidade, foi demonstrada para ilustrar as diferentes estruturas da orelha. Ao final da apresentação, foi liberado um espaço para que o público-alvo pudesse contribuir com suas opiniões, dúvidas e relatos a respeito do tema. A atividade permitiu aos alunos adquirir uma compreensão abrangente sobre a importância da saúde auditiva e os cuidados preventivos necessários para manter a qualidade auditiva. Além disso, a ação possibilitou a familiarização da escola com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), destacando a relevância da instituição para a região. É importante ressaltar que essa ação educativa contribuiu para a promoção da saúde auditiva, enfatizando a importância das ações de promoção de saúde na atenção básica. Além disso, melhora a formação médica ao atender às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), que exigem que os profissionais de saúde sejam capazes de atuar em todos os níveis de atenção e compreender os determinantes sociais da saúde. Portanto, essa experiência reforça a importância do PSE como uma ponte entre saúde e educação, contribuindo para o bem-estar dos estudantes e para a formação de cidadãos conscientes sobre as necessidades em saúde.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.