ABORDAGENS TEÓRICAS ACERCA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA
UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DE DIRETORES ESCOLARES NO RS
Palavras-chave:
Gestão democrática, Formação continuada, diretoresResumo
Apesar da gestão escolar e a formação de professores serem duas temáticas que abrange um número de estudos significativos, o encontro de ambas em uma mesma problemática é escasso. Pensar a formação de professores em cargos ou funções de gestão de uma instituição de ensino demanda fatores paralelos ou não a sala de aula. Com isso, o estudo oportunizará as comunidades escolares maior conhecimento acerca dos profissionais que se encontram nestas escolas e a suas capacitações, trazendo maior valorização de seus trabalhos e reconhecimentos de suas demandas e influências na formação dos sujeitos pertencentes a sociedade. a realização de estudos e investigações que visem responder a seguinte pergunta: “quais as abordagens conceituais o Curso de Formação de Gestores Escolares ofertado pela rede estadual discorreu em seus circuitos formativos acerca das dimensões de gestão democrática e de que maneira elas se relacionam com as atividades do cotidiano da escola?”. Esta problemática visa, em seu objetivo geral, analisar criticamente as temáticas e abordagens dos circuitos de formação de gestores escolares promovidos pelo governo do estado do Rio Grande do Sul a partir dos materiais disponibilizados por meio dos encontros online por meio do canal da Secretaria de Educação do Estado do RS no Youtube e diálogos realizados com diretores/vice-diretores de escolas do município de Erechim que tenham realizado a formação, com foco na integração de abordagens teóricas, referenciais acadêmicos e metodologias contemporâneas. Para que isso se torne possível, serão realizadas reflexões sobre a formação continuada para gestores escolares, no contexto das políticas educacionais e da formação do gestor escolar no Brasil, as quais proporcionarão melhor realização da investigação dos principais temas teóricos e referenciais acadêmicos incorporados nos circuitos de formação de diretores, se fará possível avaliar a relevância e a aplicabilidade das abordagens teóricas utilizadas nos encontros para a prática de gestão escolar, além de estudar as metodologias de ensino utilizadas e sua contribuição na preparação dos gestores escolares, a fim de identificar/refletir quais os preceitos trabalhados na formação que dialogam com a gestão democrática. Os caminhos metodológicos se dão por meio de estudo de caráter qualitativo, de cunho bibliográfico, o qual servirá de base para a discussão, abordando conceitos centrais e traçando direcionamento da pesquisa em conjunto com a análise documental dos materiais selecionados para estudo e pesquisa de campo, com a realização de entrevistas. Além disto, se é realizado Estado do Conhecimento o qual possibilita o levantamento de estudos já realizados e que se relacionam com a pesquisa em questão. O material será averiguado e aprofundado a partir da “análise de conteúdo” realizada. O Programa Estadual de Formação de Gestores – PEFG se molda como um instrumento de “capacitação e de qualificação” o qual, de acordo com publicações oficiais do governo do estado, visa a efetivação de resultados na gestão escolar. A pesquisa em questão esta em sua fase inicial de desenvolvimento e vem ao encontro ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação ao se relacionar com o eixo estruturante da linha de pesquisa 1.
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