NEABI A FORÇA DO DIÁLOGO

Autores

  • Darlan Otero Gomes Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Geni Vanderléia Moura da Costa Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Bedati Aparecida Finokiet Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Diversidade etnico-racial, Diálogo inclusivo, Valoriazação cultural, Educação antirracista, Empoderamento comunitário

Resumo

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Cerro Largo, desempenha um papel fundamental na valorização das culturas afro-brasileira, africana e indígena. Criado em 2017 pela Resolução nº 17/CONSCCL/UFFS/2017, o NEABI tem como missão promover o ensino, a pesquisa e a extensão voltados para a construção de debates sobre as relações étnico-raciais. Suas ações estão alinhadas às Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008, que regulamentam a inclusão desses temas no currículo das instituições de ensino brasileiras. O núcleo busca combater o preconceito e a invisibilidade dessas populações nos espaços públicos e acadêmicos, reforçando a importância de uma abordagem educacional que reconheça e valorize a diversidade cultural e étnica. Como metodologia, o NEABI atua como um espaço aberto e inclusivo, promovendo o diálogo entre estudantes universitários, a comunidade em geral, e os povos indígenas e afrodescendentes. Desde sua fundação, o núcleo tem mantido uma série de atividades, como projetos de extensão, rodas de conversa, cinedebates e visitas a escolas, que contribuem para a formação acadêmica e a disseminação de conhecimentos. Além disso, o NEABI oferece suporte material e técnico aos acadêmicos e profissionais envolvidos em iniciativas de ensino, pesquisa e extensão, ampliando a visibilidade das questões étnico-raciais. Entre os principais projetos realizados pelo NEABI, destacam-se a Mostra Cultural M'BYÁ-GUARANI e KAINGANG e a Semana da Consciência Negra, que são eventos de grande importância para a promoção da diversidade cultural. O núcleo também participa ativamente de comissões de heteroidentificação, responsáveis pela verificação da veracidade de candidatos negros e pardos que se inscrevem para usufruir das cotas raciais. Recentemente, o NEABI tem expandido seu foco para incluir debates sobre culturas em destaque nos atuais conflitos globais, reafirmando seu compromisso com a promoção da diversidade étnico-racial. A força do NEABI reside na sua capacidade de promover diálogos que sensibilizam e empoderam os estudantes. Os grupos de discussão têm se mostrado essenciais para abordar temas como racismo, preconceito e a desvalorização de indivíduos de grupos minoritários, proporcionando um ambiente de acolhimento e proteção. Os estudantes destacam a liberdade para discutir assuntos considerados tabus sociais, em um contexto que valoriza a pluralidade e singularidade do ambiente universitário e da comunidade local. Apesar dos desafios, como o distanciamento social, a dificuldade de acesso à internet, a escassez de recursos financeiros e a falta de voluntários, o NEABI continua a desenvolver atividades que promovem a superação das discriminações étnico-raciais. Suas iniciativas, muitas vezes de baixo custo e utilizando meios digitais, têm contribuído para a valorização das identidades culturais negras, africanas, afrodescendentes e indígenas na região. O núcleo reafirma seu compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, onde o diálogo e a inclusão sejam os pilares fundamentais para a transformação social.

 

Biografia do Autor

  • Darlan Otero Gomes, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Darlan Otero Gomes iniciou sua formação acadêmica no Curso Normal - Magistério pelo Instituto Estadual de Educação Osmar Poppe, em São Luiz Gonzaga. Posteriormente, concluiu a graduação em Letras - Português e Espanhol pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Cerro Largo. Ao longo de sua trajetória universitária, Darlan destacou-se em diversos projetos de pesquisa e extensão.

    Entre 2020 e 2021, foi bolsista CNPq sob a orientação da professora doutora Jeize de Fátima Batista, participando do projeto "Guarda-chuva". Nesse período, utilizou o software Estimugame como ferramenta de apoio no processo de ensino-aprendizagem de crianças e jovens com dislexia da rede pública de ensino de Cerro Largo, RS. Em 2023, Darlan deu continuidade ao seu envolvimento acadêmico ao ingressar como bolsista no projeto Residência Pedagógica (PRP), orientado pelo professor doutor Démetrio Alves Paz, concluindo essa experiência em 2024.

    Darlan também é membro ativo do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) da UFFS, onde atua sob a orientação das professoras doutoras Bedati Aparecida Finokiet e Geni Vanderléia Moura da Costa. Esse envolvimento reflete seu compromisso com a valorização e promoção das culturas afro-brasileiras e indígenas no contexto educacional.

    Atualmente, Darlan dedica-se ao aprofundamento de seus estudos e ao aprimoramento de suas habilidades pedagógicas. Com uma postura sempre aberta ao aprendizado e um forte compromisso com a educação, ele demonstra uma notável dedicação ao seu desenvolvimento profissional e acadêmico, destacando-se como um futuro educador comprometido com a formação integral de seus alunos e com a promoção de uma educação inclusiva e diversificada.

  • Geni Vanderléia Moura da Costa, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Possui graduação em Letras Habilitação Língua Espanhola e Respectivas Literaturas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998), Especialização em Língua e Literaturas de Língua Espanhola, Mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas (2004). Doutora em Letras. Atualmente é professora DE da Universidade Federal da Fronteira Sul. Tem experiência na área de Estágio Supervisionado, Língua Espanhola e Literaturas Hispânicas. A professora atua principalmente nos seguintes temas: Língua Espanhola, Literaturas Hispânicas, Gênero e Inclusão Social.

  • Bedati Aparecida Finokiet, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Possui graduação em HISTÓRIA pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (1991), graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2005) e Mestrado em Educação nas Ciências - área: HISTÓRIA, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2002). No momento, está cursando Doutorado em Antropologia Social ( UNaM). É professora Assistente II , na Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus de Cerro Largo/RS.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas:história, memória, patrimônio cultural,antropologia indígena, micro-história, história oral e educação.

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Publicado

11-09-2024

Edição

Seção

Linguística, Letras e Artes - Ensino - Campus Cerro Largo