O TEATRO EM ELE: REDESCOBRINDO BENEFÍCIOS E EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS.

Autores

  • Darlan Otero Gomes Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Geni Vanderléia Moura da Costa Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Teatro, Ensino-aprendizagem, Espanhol, Livros didáticos

Resumo

Este Trabalho teve início durante o percurso da pesquisa de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), apresentando uma análise dos livros didáticos de língua espanhola aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e distribuídos aos alunos das escolas públicas de todo o país. O objetivo foi analisar se esses materiais incluíam atividades teatrais em todas as coleções de espanhol que cobriam o componente curricular de Língua Estrangeira Moderna (espanhol), especificamente nos PNLDs de 2012 e 2015 (Ensino Secundário). Após constatar a ausência dessas atividades, propusemos uma visão diferente sobre o uso do teatro, buscando redescobrir os benefícios e as experiências significativas que a dramatização pode proporcionar nas atividades de aula de espanhol. Para delimitar o período de investigação, baseamo-nos em dois pontos: o PNLD de 2012 e 2015, que estabeleceu quais livros didáticos seriam utilizados, e o impacto da pandemia da COVID-19, cujas grandes mudanças sociais colocaram à prova a resiliência e adaptação do sistema educacional global. A partir de uma revisão da literatura relacionada ao ensino de E/LE (Espanhol como Língua Estrangeira) e o uso do teatro como ferramenta didática, exploraram-se os enfoques teóricos e metodológicos que apoiam sua integração no currículo de E/LE. A reflexão sobre a autonomia e a complexidade do conhecimento, sugerida por pensadores como Edgar Morin e Augusto Boal, sublinha a importância de manter a interação social e a humanização na educação. Ao combinar elementos teatrais com o currículo e os livros didáticos, facilita-se uma aprendizagem mais dinâmica, interativa e significativa. Com base nesses resultados, destacamos algumas das atividades presentes nos livros didáticos selecionados e sugerimos a dramatização como ferramenta de ensino e aprendizagem, permitindo uma apreciação mais profunda das complexidades humanas e culturais, preparando melhor os indivíduos para enfrentar os desafios do mundo real. No apêndice desta pesquisa, propomos uma seleção de atividades para breves dramatizações em aulas de E/LE que sirvam de contribuição a professores e alunos interessados em um processo de ensino-aprendizagem mais humano, justo, crítico e ativo. Em conclusão, a integração do teatro no ensino de línguas estrangeiras, como o espanhol, apresenta-se como uma estratégia pedagógica altamente eficaz e enriquecedora.

Biografia do Autor

  • Darlan Otero Gomes, Universidade Federal da Fronteira Sul

    **Darlan Otero Gomes**
    *Universidade Federal da Fronteira Sul*

    Darlan Otero Gomes iniciou sua formação acadêmica no Curso Normal - Magistério pelo Instituto Estadual de Educação Osmar Poppe, em São Luiz Gonzaga. No ano de 2024, concluiu a graduação em Letras - Português e Espanhol pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Cerro Largo. Ao longo de sua trajetória universitária, Darlan destacou-se em diversos projetos de pesquisa e extensão.

    Entre 2020 e 2021, foi bolsista CNPq sob a orientação da professora doutora Jeize de Fátima Batista, participando do projeto "Guarda-chuva". Nesse período, utilizou o software Estimugame como ferramenta de apoio no processo de ensino-aprendizagem de crianças e jovens com dislexia da rede pública de ensino de Cerro Largo, RS. Em 2023, Darlan deu continuidade ao seu envolvimento acadêmico ao ingressar como bolsista no projeto Residência Pedagógica (PRP), orientado pelo professor doutor Démetrio Alves Paz, concluindo essa experiência em 2024.

    Darlan também é membro ativo do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) da UFFS, onde atua sob a orientação das professoras doutoras Bedati Aparecida Finokiet e Geni Vanderléia Moura da Costa. Esse envolvimento reflete seu compromisso com a valorização e promoção das culturas afro-brasileiras e indígenas no contexto educacional.

    Atualmente, Darlan dedica-se ao aprofundamento de seus estudos e ao aprimoramento de suas habilidades pedagógicas. Com uma postura sempre aberta ao aprendizado e um forte compromisso com a educação, ele demonstra uma notável dedicação ao seu desenvolvimento profissional e acadêmico, destacando-se como um futuro educador comprometido com a formação integral de seus alunos e com a promoção de uma educação inclusiva e diversificada.

  • Geni Vanderléia Moura da Costa, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Possui graduação em Letras Habilitação Língua Espanhola e Respectivas Literaturas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998), Especialização em Língua e Literaturas de Língua Espanhola, Mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas (2004). Doutora em Letras. Atualmente é professora DE da Universidade Federal da Fronteira Sul. Tem experiência na área de Estágio Supervisionado, Língua Espanhola e Literaturas Hispânicas. A professora atua principalmente nos seguintes temas: Língua Espanhola, Literaturas Hispânicas, Gênero e Inclusão Social.

Downloads

Publicado

11-09-2024

Edição

Seção

Linguística, Letras e Artes - Ensino - Campus Cerro Largo