O TEATRO EM ELE: REDESCOBRINDO BENEFÍCIOS E EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS.
Palavras-chave:
Teatro, Ensino-aprendizagem, Espanhol, Livros didáticosResumo
Este Trabalho teve início durante o percurso da pesquisa de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), apresentando uma análise dos livros didáticos de língua espanhola aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e distribuídos aos alunos das escolas públicas de todo o país. O objetivo foi analisar se esses materiais incluíam atividades teatrais em todas as coleções de espanhol que cobriam o componente curricular de Língua Estrangeira Moderna (espanhol), especificamente nos PNLDs de 2012 e 2015 (Ensino Secundário). Após constatar a ausência dessas atividades, propusemos uma visão diferente sobre o uso do teatro, buscando redescobrir os benefícios e as experiências significativas que a dramatização pode proporcionar nas atividades de aula de espanhol. Para delimitar o período de investigação, baseamo-nos em dois pontos: o PNLD de 2012 e 2015, que estabeleceu quais livros didáticos seriam utilizados, e o impacto da pandemia da COVID-19, cujas grandes mudanças sociais colocaram à prova a resiliência e adaptação do sistema educacional global. A partir de uma revisão da literatura relacionada ao ensino de E/LE (Espanhol como Língua Estrangeira) e o uso do teatro como ferramenta didática, exploraram-se os enfoques teóricos e metodológicos que apoiam sua integração no currículo de E/LE. A reflexão sobre a autonomia e a complexidade do conhecimento, sugerida por pensadores como Edgar Morin e Augusto Boal, sublinha a importância de manter a interação social e a humanização na educação. Ao combinar elementos teatrais com o currículo e os livros didáticos, facilita-se uma aprendizagem mais dinâmica, interativa e significativa. Com base nesses resultados, destacamos algumas das atividades presentes nos livros didáticos selecionados e sugerimos a dramatização como ferramenta de ensino e aprendizagem, permitindo uma apreciação mais profunda das complexidades humanas e culturais, preparando melhor os indivíduos para enfrentar os desafios do mundo real. No apêndice desta pesquisa, propomos uma seleção de atividades para breves dramatizações em aulas de E/LE que sirvam de contribuição a professores e alunos interessados em um processo de ensino-aprendizagem mais humano, justo, crítico e ativo. Em conclusão, a integração do teatro no ensino de línguas estrangeiras, como o espanhol, apresenta-se como uma estratégia pedagógica altamente eficaz e enriquecedora.
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