FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS GEOMÉTRICOS COM O AUXÍLIO DO GEOGEBRA
Palavras-chave:
Investigação-Formação-Ação, Resolução de Problemas, Saberes docentesResumo
Este resumo relata a experiência desenvolvida no projeto de formação continuada intitulado
Ciclos Formativos em Ensino de Matemática, o qual tem como objetivo envolver os
professores de Matemática da Educação Básica da região de abrangência da UFFS-Campus
Cerro Largo/RS num movimento formativo pautado na Investigação-Formação-Ação.
Participam desse projeto, licenciandos do curso de Matemática, alunos da pós-graduação,
professores da Educação Básica e professores da universidade denominados professores
formadores, mas que também estão em formação. No ano de 2024, no primeiro semestre,
aconteceram quatro encontros formativos com a participação de 12 pessoas. A temática dos
encontros centrou-se na Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática
através da Resolução de problemas e abordou a resolução de problemas geométricos, os
quais requeriam também a mobilização do pensamento algébrico. Os problemas foram
extraídos das provas da Olimpíada Brasileira de Matemática e, para auxiliar a resolução,
utilizou-se o software GeoGebra. O GeoGebra é um software de geometria dinâmica que
possibilita a abordagem de conceitos de geometria e álgebra. Após a proposição do
problema, compreendido como uma tarefa para a qual não se tem um método pré-definido
para sua resolução, os professores em grupo, realizaram a leitura e interpretação do mesmo
mobilizaram 1) diferentes tipos de representação: tabular, algébrica, figural e gráfica e 2)
saberes docentes, principalmente os saberes disciplinares e experienciais. Reconheceu-se,
também, algumas dificuldades apresentadas pelos professores relacionadas a interpretação
do problema e à utilização das ferramentas do GeoGebra. Isso se deve, principalmente,
porque a maior parte dos professores participantes não possui o hábito de utilizar o
GeoGebra em suas aulas. Os problemas discutidos podem ser resolvidos a partir de
diferentes estratégias e, após a resolução. Por fim, os problemas discutidos nos encontros
formativos permitem o desenvolvimento do pensar matemático, a utilização de diferentes
estratégias para sua resolução, a mobilização de diferentes registros de representação e
saberes docentes e favorecem o engajamento dos participantes constituindo-se como um
espaço e tempo de desenvolvimento profissional.
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