OS JOGOS COMO RECURSOS INTERDISCIPLINARES NO PROCESSO DE ENSINO, APRENDIZAGEM E ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Jogos; Recursos pedagógicos; Anos iniciais do Ensino FundamentalResumo
O estudo em evidência tem como temática norteadora a discussão sobre utilização dos jogos como recursos interdisciplinares no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A escolha desse tema surge a partir de observações feitas em sala de aula, durante o desenvolvimento do estágio obrigatório em Anos Iniciais do Ensino Fundamental no curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Campus Erechim. A partir dessas observações e diálogos com professores e professoras da rede Estadual de ensino do Rio Grande do Sul, percebemos que os jogos são pouco utilizados nos espaços educativos, especialmente na etapa da alfabetização. Diante dessa realidade, surge a problemática desse estudo que visou responder o seguinte questionamento: de que maneira os jogos podem contribuir de forma interdisciplinar nos processos de alfabetização nos Anos Iniciais? Tal problema demonstra que o uso dos jogos no espaço escolar, deve ser desmistificado e tratado como uma ferramenta pedagógica potencializadora e não apenas como uma distração ou recompensa ao concluir as propostas pedagógicas. Nesse viés, o objetivo geral do estudo concentrou-se em investigar como os jogos podem contribuir de forma interdisciplinar nos processos de alfabetização nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para alcançar esse objetivo, a metodologia utilizada foi de cunho bibliográfico sustentada por autores como Alves (2010), Boccato (2006), Gadotti (2005), Kishimoto (1994 e 2003), Lima (2007), Minayo (2002), Loss (2018), Piaget (1978 /1969/1976), Ramos (2016 e 2020), Soares (2004) e Tezani (2006). A partir do levantamento teórico, os resultados evidenciam que os jogos são classificados como recursos potencializadores no processo de ensino e aprendizagem, por estimularem a criatividade, serem dinâmicos e também problematizadores. Além disso, os jogos podem ter características facilitadoras no que se refere à interação entre os pares, no conhecimento, nos saberes e experiências, relacionadas à uma perspectiva sócio interacionista. Portanto, concluímos com essa pesquisa que, é necessário avançar, na formação docente, para fortalecer o planejamento didático que disserta as aprendizagens com jogos de forma dinâmica, interativa e brincante, desconstruindo o ensino mecanizado e tradicional, que ainda está presente na maioria das escolas. Em síntese, os jogos colaboram impulsionando e facilitando o processo de ensino e aprendizagem, influenciando diretamente no desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças.
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