DISCUTINDO GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA
UM GUIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICO A PARTIR DE FILMES, SÉRIES E DOCUMENTÁRIOS
Palavras-chave:
Diversidade; Escola; Gênero; Material Didático-Pedagógico.Resumo
O presente trabalho teve por objetivo elaborar um material didático-pedagógico a partir de filmes, séries e documentários com a finalidade de subsidiar professores e professoras de escolas com a temática de gênero e diversidade. A metodologia utilizada foi de natureza teórica com tratamento qualitativo dos dados. A pesquisa foi desenvolvida no segundo semestre de 2023. É fruto de um trabalho coletivo problematizado a partir do componente curricular “LABORATÓRIO DE PRÁTICA EM ENSINO II - GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA” do Curso de Ciências Sociais/Licenciatura da UFFS Campus Laranjeiras do Sul/PR. Foram escolhidos 5 FILMES: Palmer, Uma lição de vida, O ódio que você semeia, Árvore da Paz, O Pastor e o Guerrilheiro; 4 DOCUMENTÁRIOS: Cartas para além do muro, Como ela faz, Áudrie & Daisy, A Rua; 6 SÉRIES: A polícia que mata, Os olhos que condenam, Pixo, Nada Ortodoxa, Manhãs de Setembro, Os dias eram assim. Para cada filme, série ou documentário, o material didático contemplou uma sinopse, elenco, dados gerais, assim como sugestão de atividades com roteiro a ser trabalhado em sala de aula. Cabe salientar ainda que durante a elaboração do material supra-citado, alguns filmes, séries e documentários foram assistidos em aula no componente. Também observou-se a classificação mínima de 16 anos de idade. É perceptível evidenciar a partir da pesquisa que a temática de gênero ainda é muito pouco discutida e com pequena visibilidade em todos os ambientes, donde se inclui o espaço universitário e as escolas em que essa temática acaba por ter pouco ou quase nenhum debate. Com isso, reforça-se a importância do material didático-pedagógico como uma ferramenta de aprendizagem que amplie o conhecimento dos docentes e ajude a fomentar a inclusão, a igualdade e o respeito às diversas expressões de gênero e diversidade na escola.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.