PLANEJAMENTO DO COTIDIANO COMO FERRAMENTA PARA GARANTIR O BEM-ESTAR DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
Cotidiano. Planejamento. Educação infantil. Estágio Curricular.Resumo
O presente relato trata das experiências vivenciadas no ano de 2023, durante o Estágio
Curricular em Educação Infantil, do curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade
Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim/RS, em turmas de Maternal I, com
crianças da faixa etária de 2 a 3 anos de escolas públicas e conveniadas. Durante esse
processo, objetivou-se promover o bem-estar das crianças, incluindo no planejamento
propostas que envolvessem o cotidiano da escola como um todo e promovessem um
ambiente seguro, aconchegante e acolhedor, conforme normatizam as Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Para isso, criaram-se algumas estratégias
e recursos pedagógicos mesclando a linguagem visual, oral e escrita, buscando reconhecer
as formas de ler o mundo pelas crianças de 2 e 3 anos de idade, como, por exemplo, os
combinados da turma que, além de serem organizados com escrita alfabética, incluiram o
uso de fotografias de cenas da rotina das crianças dando sentido à organização do grupo e
das regras de convivência e bem-estar. Além disso, foram pensados em momentos de rodas
de conversa, no qual ocorriam as explicações e as micro-transições das crianças para se
movimentarem entre contextos e sessões. Também, tendo em vista que em ambas as escolas
realizavam a escovação dos dentes, porém sem grandes orientações, se fez necessária a
interferência nesse momento, para isso criou-se um passo a passo com fotografias das
crianças, imagens e texto escrito demonstrando a forma correta de escovar os dentes. O
trabalho desenvolvido com as crianças foi organizado por meio de agrupamentos com a
intenção de ampliar o envolvimento, as trocas e as aprendizagens. Os grupos foram
separados a partir da observação prévia, levando em conta as afinidades pré-existentes.
Como estratégia para organizar estes agrupamentos foram impressas as fotos das crianças,
com seus respectivos nomes, usando uma cor para facilitar a identificação de cada um deles.
Por fim, levando em consideração a experiência vivenciada no estágio, percebe-se a
importância de incluir estes momentos no planejamento, já que criou-se no ambiente escolar
diferenças significativas, pois a utilização das imagens das crianças, por exemplo, promoveu
o senso de pertencimento da turma com o ambiente, os combinados e agrupamentos,
juntamente com a roda de conversa que antecipava as micro transições, além de facilitar a
organização diária e tranquilizar as crianças sobre tudo que aconteceria na sequência,
permitiu atuar com os processos de oralidade, leitura e escrita com as crianças, dando
sentido ao que se lia, escrevia e narrava. Todos esses elementos contribuíram para construir
uma docência respeitosa e ética, levando a crer que, um ambiente acolhedor foi sendo
organizado a partir da centralidade das crianças no planejamento.
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