DISCUTINDO GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA

UM GUIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICO A PARTIR DE CURTAS, MÚSICAS E PODCAST

Autores

  • Liria Ângela Andrioli Universidade Federal da Fronteira Sul Laranjeiras do Sul
  • Sabrina Zduniak Moraes UFFS
  • Edilson Ferreira Bucker UFFS
  • Francieli Marques Coelho da Silva UFFS
  • Jaiane Sales da Silva UFFS
  • Karen Gabriela de Oliveira UFFS

Palavras-chave:

Diversidade; Escola; Gênero; Material Didático-Pedagógico.

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo elaborar um material didático-pedagógico a partir de curtas, músicas e podcast com a finalidade de subsidiar professores e professoras de escolas com a temática de gênero e diversidade. A metodologia utilizada foi de natureza teórica com tratamento qualitativo dos dados. A pesquisa foi desenvolvida no segundo semestre de 2023. É fruto de um trabalho coletivo problematizado a partir do componente curricular “LABORATÓRIO DE PRÁTICA EM ENSINO II - GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA” do Curso de Ciências Sociais/Licenciatura da UFFS Campus Laranjeiras do Sul/PR. Foram escolhidas 3 MÚSICAS: Cota não é esmola,  Direitos e Deveres,  Manifesto/Pule;  6 CURTAS: Dudú e o lápis cor da pele, Violência contra a mulher, Medo de quê? Vida Maria, Acorda Raimundo, Acorda! Ilha das Flores;  4 PODCAST: Como a Europa subdesenvolveu a África, Gênero e sexualidade no âmbito escolar, Direitos Humanos pra quem? Falando de Gênero. Para cada curta-metragem, música ou podcast, o material didático contemplou uma sinopse, dados gerais, assim como sugestão de atividades com roteiro a ser trabalhado em sala de aula. Cabe salientar ainda que durante a elaboração do material supra-citado, alguns curtas, músicas e podcast foram assistidos e/ou ouvidos em aula no componente. Também observou-se a classificação mínima de 16 anos de idade para os curtas. É perceptível evidenciar a partir da pesquisa que a temática de gênero ainda é muito pouco discutida e com pequena visibilidade em todos os ambientes, donde se inclui o espaço universitário e as escolas em que essa temática acaba por ter pouco ou quase nenhum debate. Com isso, reforça-se a importância do material didático-pedagógico como uma ferramenta de aprendizagem que amplie o conhecimento dos docentes e ajude a fomentar a inclusão, a igualdade e o respeito às diversas expressões de gênero e diversidade na escola.

 

Biografia do Autor

  • Liria Ângela Andrioli, Universidade Federal da Fronteira Sul Laranjeiras do Sul

    Professora da Uffs Campus Laranjeiras do Sul.

  • Sabrina Zduniak Moraes, UFFS

    Graduanda em Ciências Sociais na UFFS Campus Laranjeiras do Sul/PR

  • Edilson Ferreira Bucker, UFFS

    Graduando em Ciências Sociais na UFFS Campus Laranjeiras do Sul/PR.

  • Francieli Marques Coelho da Silva, UFFS

    Graduanda em Ciências Sociais na UFFS Campus Laranjeiras do Sul/PR.

  • Jaiane Sales da Silva, UFFS

    Graduanda em Ciências Sociais na UFFS Campus Laranjeiras do Sul/PR.

  • Karen Gabriela de Oliveira, UFFS

    Graduanda em Ciências Sociais na UFFS Campus Laranjeiras do Sul/PR.

Downloads

Publicado

25-09-2024

Edição

Seção

Ciências Humanas - Pesquisa - Campus Laranjeiras do Sul