O SER PROFESSOR NA ATUALIDADE: REFLEXÕES QUE COMPÕE A PROFISSIONALIDADE DOCENTE A PARTIR DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA
Palavras-chave:
Profissionalidade; Formação; Prática pedagógica.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar de forma significativa o que compõe a profissionalidade docente, entendendo também a importância da formação inicial e continuada de professores na constituição da sociedade do conhecimento e do ser professor dentro desta sociedade. De forma específica pretende-se: identificar por meio de leituras, as principais características do ser professor na atualidade; compreender a profissionalidade docente através dos seus aspectos e discursos na contemporaneidade; e ainda, dialogar com os principais autores que abordam a profissionalidade docente na perspectiva das formações inicial e continuada. A metodologia abordada para compor este trabalho foi a pesquisa bibliográfica, na qual visa reunir informações acerca de uma temática para construir uma determinada pesquisa. Além disso, esta pesquisa compreende abordagens significativas, que fazem relação com o profissionalismo docente na amplitude da importância que este tem na formação inicial e continuada de professoras e professores atuantes na contemporaneidade. Com os resultados da pesquisa, compreendeu-se que o ser professor nos dias de hoje articula-se com as formações iniciais e continuadas considerando a profissionalidade docente a partir das práticas pedagógicas desenvolvidas no contexto educacional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.