RESPEITAR E ACOLHER OS BEBÊS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Pricila Cervinski UFFS
  • Flávia Burdzinski de Souza

Palavras-chave:

Acolhimento. Educação Infantil. Direitos das crianças. Bebês.

Resumo

Este trabalho apresenta um recorte das pesquisas sobre o respeito e acolhimento aos
direitos dos bebês na Educação Infantil, e, como estas ações se revelam no cotidiano das
instituições educacionais, desenvolvido durante o Trabalho de Conclusão de Curso de
Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Erechim.
Buscamos identificar por meio de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com uso dos
procedimentos da pesquisa bibliográfica e documental, princípios e práticas para o
acolhimento, desenvolvidos nas ações cotidianas da creche, a partir de documentações e
registros pedagógicos de três bebês, na faixa etária de 3 meses a 1 ano, que frequentavam
o turno integral, de uma instituição de Educação Infantil conveniada com o município de
Erechim/RS. O objetivo deste estudo foi revelar como a ação pedagógica na Educação
Infantil demonstra respeito e acolhimento aos bebês e seus direitos, conceituando criança,
Educação Infantil, acolhimento e direitos das crianças. A análise dos dados produzidos,
teve como base a perspectiva da Análise Textual Discursiva, criando três categorias de
discussão: o inserimento dos bebês nas instituições, o cotidiano da Educação Infantil e o
atendimento às necessidades de saúde e bem-estar dos bebês, como o sono e a
alimentação. Os resultados revelam que o acolhimento, quando concebido como um
método de trabalho, ocorre durante todo o ano letivo e toda a jornada diária das crianças
na instituição. Desse modo, é crucial garantir, desde os estudos iniciais do curso de
Pedagogia, o reconhecimento do acolhimento como um direito fundamental da criança,
organizando espaços, tempos e materiais que possam atender as necessidades dos bebês
em suas primeiras experiências nas instituições de Educação Infantil. Destacou-se o
quanto a formação inicial desenvolvida no curso de Pedagogia não contempla os estudos
de bebês em sua grade curricular, o que precisa ser repensado, uma vez que os bebês têm
cada vez mais cedo ocupado os espaços educativos da comunidade e exigindo novos
modos de conduzir a educação e o cuidado na Educação Infantil. 

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Publicado

28-09-2024

Edição

Seção

Outros - Pesquisa (TCC) - Campus Erechim