"A QUARTER OR TWENTY-FIVE PERCENT?"

MATEMÁTICA E LÍNGUA INGLESA NAS ANDARILHAGENS INTERDISCIPLINARES

Autores

Palavras-chave:

conjunto dos números racionais, língua inglesa, temas geradores, interdisciplinaridade, Ensino Fundamental

Resumo

A abordagem interdisciplinar, no âmbito da Educação Básica, pressupõe uma postura docente colaborativa, participativa e reflexiva a fim de viabilizar a partilha de saberes e de experiências e, assim, favorecer a aprendizagem. Sob essa perspectiva, estabeleceram-se, durante os meses de maio e junho de 2024, relações de ensino e aprendizagem com uma turma de 26 estudantes do 7° ano (Ensino Fundamental – Anos Finais) de uma escola da rede pública estadual de ensino em Erechim/RS. Participaram, além das/os estudantes, duas professoras, as quais ministram as disciplinas Inglês e Matemática e as/os autoras/es deste trabalho. Nesse sentido, com o objetivo de salientar possíveis caminhos interdisciplinares entre Matemática, Língua Inglesa e Informática ao conectar aspectos relacionados a Ciências Exatas, Linguagens e Tecnologias no âmbito da Educação Básica, buscou-se trabalhar a ideia de frações e números decimais como pressuposto para a elaboração do tema gerador, qual seja, as relações entre a compreensão de conceitos relacionados ao conjunto dos números racionais, a apropriação de vocábulos em Inglês e a prática da cidadania. Sob essa perspectiva, foram propostas e desenvolvidas atividades que, ao abranger o mundo-vida das/os estudantes,  privilegiaram o senso crítico, o pensamento autônomo e, portanto, contemplaram a construção do conhecimento. No laboratório de informática, por meio de pesquisa e exploração de aplicativos que apresentaram oportunidade de pesquisa e socialização de abordagens do tópico curricular Conjunto dos Números Racionais de forma tecnológica e divertida, foram realizadas práticas educativas individuais e em grupo. Na sala de aula, ao relacionar as formas fracionária, decimal e percentual, foram relacionadas as leituras numéricas fracionárias e decimais em Português e em Inglês como forma de compreender e praticar a nomenclatura dos números fracionários e decimais em ambos os idiomas e também associar tal leitura aos números cardinais e ordinais da língua portuguesa e inglesa. Além disso, privilegiou-se o despertar da capacidade de raciocínio lógico dos estudantes, bem como experienciar aproximações em relação à língua inglesa ao efetivar cálculos fracionários e decimais enquanto os números das tarefas e dos resultados, as perguntas e as respostas, bem como os diálogos estabelecidos durante as resoluções foram elaborados em Inglês. O desenvolvimento de tal prática pedagógica oportunizou salientar o quão complementares são as áreas de exatas e linguagens, a influência da tecnologia nas vivências dos atores educacionais, na cultura escolar e, portanto, na construção do conhecimento na contemporaneidade. Tornou-se possível inferir, sobretudo, que o fazer pedagógico, ancorado à perspectiva interdisciplinar, dialógica, colaborativa e reflexiva, conforme fora preconizado nesta experiência, favorece os processos de ensino e aprendizagem e, simultaneamente, contribui significativamente para o desenvolvimento profissional docente.

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Publicado

28-09-2024

Edição

Seção

Ciências Humanas - Ensino - Campus Erechim