I Encontro Pró-Inclusivo Esportivo Marista
Palavras-chave:
Inclusão, Esporte, Desafio, Deficiência, LimitaçõesResumo
O respectivo projeto teve como objetivo promover a integração e assegurar a igualdade independente das deficiências e limitações de muitos indivíduos, além de promover um ambiente acolhedor no qual os atletas pudessem se sentir pertencentes a sociedade. Deve-se destacar que o projeto surge a partir das participações dos educadores do Colégio Marista Medianeira, juntamente com os estudantes do Atendimento Educacional Especializado, em atividades culturais voltadas para a Educação Inclusiva, realizadas no município de Erechim/RS. A partir dessas experiências, percebe-se a importância de criar um momento único em que essas crianças pudessem se sentir verdadeiramente pertencentes ao espaço em que vivem, proporcionando uma experiência enriquecedora para todos os envolvidos. Por ser um evento voltado para o público da Educação Inclusiva, foi considerado não adequado limitar as atividades apenas aos estudantes do Colégio e por esse motivo, concluiu-se abrir o evento a todo o público, garantindo que a inclusão fosse, de fato, o princípio norteador de todas as ações. A expectativa inicial era que o projeto contasse com apenas 20 crianças inscritas, no entanto, de forma muito positiva, o projeto recebeu aproximadamente 90 inscrições. Essa expressiva participação confirmou que enquanto profissionais da educação, é possível concretizar um projeto que realmente faz a diferença. O maior desafio enfrentado foi planejar e adaptar as atividades de acordo com as limitações e necessidades de cada criança, pois o objetivo era a participação efetiva de todos. Na tarde do evento, foi possível experienciar um misto de emoções: ver os olhos dos pequenos atletas brilhando, o sorriso estampado em seus rostos após a conclusão de cada prova, e os gritos de alegria ao se desafiarem, foi gratificante. Com relação às famílias, a equipe da organização recebeu feedbacks emocionantes, uma vez que muitos pais expressaram a gratidão por existirem educadores que acreditam no potencial de seus filhos e por fazer com que eles ocupassem o protagonismo que merecem. Com base nesses relatos, a equipe da organização já está motivada em realizar um segundo encontro, dado que através de todos os momentos vivenciados, foi possível perceber a importância da luta por uma Educação ainda mais Inclusiva.
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