A LITERATURA INFANTOJUVENIL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES.

Autores

  • Bruna Caroline Rodrigues Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Andreia Lipes dos Santos
  • Daiane Ulkovski
  • Zoraia Aguiar Bittencourt

Palavras-chave:

Leitura; Literatura Infantojuvenil; Educação Básica.

Resumo

O presente estudo analisa de que maneira a Literatura Infantojuvenil está sendo trabalhada nos diferentes níveis da Educação Básica. Discute-se essa problemática devido ao fato de que a Literatura Infantojuvenil é trabalhada em muitas escolas de forma técnica, maçante e sistematizada, utilizando-a apenas para responder questionários e deixando de lado a importância de uma leitura deleite que potencialize a criatividade dos educandos e os incentive a ter o hábito de ler. Para a concretização desse trabalho, foi realizada uma pesquisa bibliográfica a partir do referencial teórico de Aline Luiza da Silva (2009), Betty Coelho (1997), Diana Corso e Mário Corso (2006), Lígia Cademartori (2006), Nelly Novaes Coelho (2000) e Regina Zilberman (1998, 2005). Na sequência, uma pesquisa de campo desenvolveu-se por meio de um questionário on-line com três educadoras dos diferentes níveis da Educação Básica, sendo uma da Educação Infantil, uma do Ensino Fundamental anos iniciais e uma do Ensino Fundamental anos finais. s perguntas do questionário buscaram conhecer se as professoras costumam contar histórias, se utilizam materiais diferenciados para esses momentos, como ocorre a escolha dos autores e se existe algum padrão, se elas propõem atividades após a leitura e o porquê de propor, se os estudantes têm acesso e contato com os livros, como são organizados os momentos de leitura, qual a importância da literatura e se ela influenciou na decisão da escolha profissional de cada uma. Os resultados obtidos com essa pesquisa apontam que todas as educadoras realizam a contação de histórias, mas apenas duas dispõem de recursos diferenciados para realizá-la. Sobre a pergunta da realização de atividades depois da contação de histórias, apenas duas aplicam atividades e uma faz contação por deleite. Também, a respeito do questionamento sobre como as educadoras escolhem os autores, todas responderam que não têm padrão, apenas priorizam a qualidade do livro. Ademais, em relação ao contato com a leitura, todas as professoras prezam por esse momento e dispõem tempo para isso em suas aulas. A partir de análises das respostas das professoras, é notório reconhecer que apenas uma docente realiza contações de histórias para o deleite e utiliza recursos diferenciados nesses momentos, as demais educadoras utilizam o recurso de contar histórias apenas para a realização de atividades. Ademais, as três professoras promovem momentos de leitura nos espaços da sala, possibilitando o contato com diferentes portadores textuais. Diante disso, conclui-se que é fundamental reconhecer a importância da literatura e de apresentar uma literatura de qualidade, de ter o prévio estudo do livro, pois isso faz toda a diferença na vida e na formação dos educandos.

Downloads

Publicado

30-09-2024

Edição

Seção

Ciências Humanas - Ensino - Campus Erechim