A ESCOLA NA UFFS:

INTEGRAÇÃO E DIÁLOGOS GEOGRÁFICOS (4ª Edição)

Autores

  • Giovana Finato Zabot Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Paula Vanessa de Faria Lindo

Palavras-chave:

Escola; Universidade; Geografia; Erechim.

Resumo

No contexto educacional, as ações de extensão são um elo importante na construção de pontes entre a universidade e os alunos da educação básica. É nesse sentido que se desenvolveu o projeto de extensão “A escola na UFFS: integração e diálogos geográficos” (desde 2016). O projeto visou a integração entre a Universidade Federal da Fronteira Sul e as escolas da cidade de Erechim - RS e região a partir da recepção de alunos no campus da universidade. O foco era desenvolver atividades de geografia com alunos da educação básica no laboratório Mapoteca. A partir disso conseguimos divulgar a UFFS, bem como seus respectivos cursos e conteúdos de Geografia na região. Foi elaborado produtos cartográficos com base nos dados coletados nas visitas. No período de oito meses, entre 01/05/2023 a 30/12/2023, estivemos envolvidas em dois grandes eventos, de recepção de alunos, juntamente com os outros dois projetos, onde ao todo, mais de 3 mil alunos foram recebidos exclusivamente no laboratório Mapoteca. Recebemos alunos de todas as idades e níveis, desde a educação infantil até o EJA, adaptando a metodologia de apresentação para cada faixa etária. Todas as informações coletadas das visitas foram organizadas em planilhas eletrônicas e a partir delas foram desenvolvidos três produtos cartográficos: 1. Mapa de localização dos municípios da 15ª CRE; 2. Quantidade de escolas por município que visitaram a UFFS durante o projeto e 3. Localização das escolas na cidade de Erechim, categorizadas por tipo de rede (fundamental e média; municipal, estadual e privada) e nome da escola. O projeto proporcionou estreitar os laços entre UFFS e as escolas de Erechim e região, possibilitando para as crianças e jovens a experiência de estar em um ambiente universitário e fomentar o interesse pelo espaço, principalmente pela Geografia.  A partir dos produtos cartográficos foi possível espacializar o impacto significativo do projeto e também entender as lacunas do alcance da universidade, manifestando a necessidade de pensar ações estratégicas futuras que ampliem o contato com as escolas, demonstrando a potencialidade da extensão para a construção de elos entre universidade e educação básica.

Downloads

Publicado

30-09-2024

Edição

Seção

Ciências Humanas - Extensão & Cultura - Campus Erechim