OFICINA DIALOGANDO SOBRE EQUIDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM GRUPO PET-SAÚDE

Autores

  • Otavio Ananias Pereira da Silva Ribeiro Estudante do curso de Medicina. Universidade Federal da Fronteira Sul https://orcid.org/0000-0002-3093-6796
  • Cinthia de Fatima Machado Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Nataniele Moretto Enfermagem. Secretaria Municipal de Saúde de Chapecó.
  • Leonardo Cé Odontologia. Secretaria Municipal de Saúde de Chapecó.
  • Saionara Vitória Barimacker Enfermagem. Secretaria Municipal de Saúde de Chapecó
  • Larissa Hermes Thomas Tombini Enfermagem. Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Tassiana Potrich Enfermagem. Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Equidade, Dinâmicas de Grupo, Diversidade, Saúde Coletiva

Resumo

Discussões sobre equidade envolvem ensino e serviços de saúde na busca pela formação e
qualificação de profissionais e futuros profissionais da saúde atentos às iniquidades sociais
e sensíveis ao senso de justiça no contexto da atenção à saúde no Sistema Único de Saúde
(SUS). Nesta direção, a realização de oficinas e uso de dinâmicas interativas que envolvam
grupos acadêmicos e profissionais são estratégias potentes para propiciar vivências práticas
e reflexivas. Este resumo visa relatar a experiência de um grupo tutorial PETSaúde/
Equidade na condução da Oficina "Dialogando sobre Equidade" e as reflexões
oportunizadas. A oficina foi realizada durante um encontro geral PET-Saúde/Equidade
UFFS/UNOESC/UDESC/SESAU, em julho/2024 na Universidade do Estado de Santa
Catarina - Centro Educacional Oeste, com o intuito de discutir conceitos e percepções de
equidade. Buscou estimular a compreensão de equidade enfocando suas diferentes
implicações sociais e culturais. Entre as atividades propostas destacaram-se a realização da
dinâmica "Linha da Equidade" e a discussão de casos conforme temática de cada grupo
tutorial. Na primeira participaram parte dos integrantes PET-Saúde previamente
selecionados em estratégia que envolvia a escolha destes, na acolhida, por balas ou
bombons. Os que escolheram bombons foram posicionados em uma linha ao fundo do
auditório e comandos específicos foram dados para que avançassem ou retrocedessem de
acordo com suas experiências de vida. Os demais participaram como observadores. "Se você
é mulher, fique onde está" e "Se você estudou somente em escola pública até chegar à
universidade, dê dois passos para trás" foram alguns dos comandos dados pelos
organizadores. À medida que eram dados, os participantes se movimentavam em diferentes
direções (frente, trás ou permaneciam parados) e velocidades, criando visualmente uma
linha irregular, o que demonstrou as desigualdades de oportunidades e experiências do
grupo participante. Ao final estabeleceu-se amplo debate o que permitiu explorar as
diferenças entre igualdade e equidade e alertando para as considerações necessárias para
que todos possam ter as mesmas oportunidades de acesso aos recursos essenciais para uma
vida digna, respeitadas suas particularidades. Após esta dinâmica, seguiu-se a oficina com
exploração teórica do conceito de equidade e a discussão de casos, que previu a criação de
situações problema e a resolução destes por diferentes grupos tutoriais, nas temáticas que
envolvem o projeto (imigrantes, população LGBT, saúde mental e pessoas com deficiência).
A diversidade e a riqueza das discussões a partir das atividades realizadas possibilitaram
reflexões sobre questões de equidade sob diferentes perspectivas. Foram levantados
exemplos práticos de como a equidade pode ser aplicada na sociedade, como o atendimento
prioritário em estabelecimentos públicos e privados, a reserva de vagas em estacionamentos
e o suporte do SUS baseado nas necessidades de cada grupo populacional. Políticas
afirmativas destinadas a grupos historicamente marginalizados, também foram
mencionadas como exemplos de medidas que promovem a equidade. Conclui-se que a
Oficina "Dialogando sobre Equidade" proporcionou uma profunda reflexão sobre as
diferentes características e realidades dos indivíduos, destacando a importância de se
respeitar as especificidades de cada um para garantir que todos tenham acesso às mesmas
oportunidades.

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Publicado

01-10-2024

Edição

Seção

Ciências da Saúde - Extensão & Cultura - Campus Chapecó