AQUICULTURA EM EXTENSÃO
PROJETO AQUI TEM CULTURA
Palavras-chave:
Divulgação, Marketing, Mídias sociaisResumo
AQUICULTURA EM EXTENSÃO: PROJETO AQUI TEM CULTURA
LIMA, E.S.G[1]; MUELBERT, B.[2]
A Engenharia de aquicultura é um campo de cultivo de organismos aquáticos que combina princípios da engenharia com práticas de aquicultura e vem crescendo a cada ano rapidamente. É fundamental capacitar profissionais para que possam desempenhar funções na área, garantindo, dessa forma, que as metas estipuladas para este setor sejam alcançadas. O curso de Engenharia de Aquicultura foi introduzido no Brasil em 1998, e na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), o curso iniciou a primeira turma em março de 2010. Ainda é uma área do conhecimento que não é familiar para muitos. Devido a isto, o Programa “Aquicultura em extensão” da UFFS, possui projetos vinculados onde os estudantes bolsistas e voluntários são protagonistas em ações junto à comunidade regional, e conta com orientação de docentes. Um destes projetos é o “AQUI TEM CULTURA". O objetivo deste projeto é promover a divulgação do curso, principalmente entre estudantes do ensino médio. Neste projeto, durante o ano de 2023 e 2024 foram elaborados materiais técnicos na forma de divulgação como panfletos, cartazes e apresentação em Power Point e utilizado perfis nas mídias sociais criadas por estudantes do curso de Engenharia de Aquicultura, como o Tiktok, Instagram, Facebook e Youtube, nesses foram publicados mídias desenvolvidas pelos bolsistas e voluntários como 9 vídeos na plataforma Youtube com relatos e histórias de egressos e estudantes do curso, que relata suas experiências e expectativas dentro e fora da Universidade, 64 mídias entre fotos e vídeos no instagram, 11 vídeos no Tiktok, todo o material produzido possui temas que tem o intuito informativo sobre as modalidades e vivências tanto de estudantes atuais quanto de egressos do curso. Os acadêmicos ficaram responsáveis em planejar e colocar em prática eventos com a comunidade, com temas dentro do ramo da aquicultura, como o dia de Campo de Ranicultura que forneceu atividades voltadas ao cultivo de rãs, e a fim de divulgar e mostrar relatos de pessoas envolvidas na área e a sua importância. Em feiras e eventos como o Dia c - Dia de cooperar na cidade de Laranjeiras do Sul, evento da Copacol e edições do UFFS de Portas Abertas, na universidade, como a feira de ciências foram montados estandes e salas temáticas, além da visita aos laboratórios de piscicultura e nutrição onde acontece o desenvolvimento de pesquisas, recebem-se alunos e visitantes da comunidade, e é fornecido todas as informações essenciais para despertar a curiosidade e atrair novos alunos principalmente os de ensino médio, onde em breve buscam uma universidade para ingressar. Os alunos prepararam uma apresentação detalhada sobre o curso oferecido pela nossa universidade, demonstrando a trajetória e as benfeitoras que o curso pode proporcionar na região. O objetivo disso tudo é apresentar as características e os benefícios do curso, destacando como ele é ministrado na universidade, e a estrutura que o curso possui que além dos laboratórios também conta com a estação de aquicultura onde o foco são as aulas práticas proporcionando assim uma experiência completa e atrativa do curso, incentivando novos alunos a considerar essa área promissora para suas futuras carreiras.
Palavras-chave: Divulgação, Marketing, Mídias sociais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.