A INTERDISCIPLINARIDADE NA PARTICIPAÇÃO DO PET- SAÚDE EQUIDADE

Autores

  • Kassiane Boita Kappes UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL/CAMPUS:CHAPECÓ/SC

Palavras-chave:

Educação; Equidade; Interdisciplinaridade; Multiprofissionalismo; Saúde.

Resumo

O exercício de democracia, de inclusão e de responsabilização, que estão implicados no ensino e nos serviços prestados à população para produção da saúde, tem sido, em grande medida, promovido por iniciativas como o Programa de Educação para o Trabalho/PET-SAÚDE: Equidade. Nesta edição do PET-Saúde, além de cursos das Ciências da Saúde, o mesmo conta com a participação das Ciências Humanas. Aliado a isso, a equidade no trabalho é o princípio que garante condições adequadas para todos os profissionais, esta temática busca eliminar disparidades e assegurar que todos os profissionais tenham os recursos e o suporte necessário para desempenhar suas funções de maneira eficaz e equitativa. Ante ao exposto, o presente resumo pretende refletir sobre a possibilidade da interdisciplinaridade, uma vez que o projeto engloba cursos de graduação de diferentes Universidades, sendo possível correlacionar suas atuações com as necessidades do SUS. Levando em consideração os interesses das Ciências Humanas em compreender como se dá à atuação efetiva das licenciaturas em uma equipe multiprofissional e interdisciplinar, associando os conceitos e conhecimentos, posiciona os integrantes do projeto em uma posição ativa, para que cooperem ao desenvolvimento de práticas colaborativas que auxiliam no efetivo trabalho em equipe. Tendo o espaço escolar como um ambiente que consegue alcançar muitas famílias, torna-se essencial nesses locais, implementar práticas que estabeleçam um elo entre a área da educação e a área da saúde, pois quando se é proposto uma discussão sobre a saúde não se pode negligenciar a atuação das instituições escolares. Os espaços escolares devem se propor, para além de identificar sua concepção implícita sobre saúde, ter a sensibilidade e o desejo de se permitirem, através do conhecimento, propiciar quebra de paradigmas e de preconceitos, sempre com a finalidade de atender aos sujeitos que estão inseridos em seus espaços de modo amplo e inteiro, valorizando suas subjetividades e suas especificidades, culminando portanto em uma educação humanizada que trabalha em seu cotidiano com a promoção da saúde desses sujeitos. Por fim considerasse essencial a atuação das Ciências Humanas no PET-SAÚDE, para que se obtenham discussões sobre as realidades sociais e educacionais, com vista ao fortalecimento do campo da saúde coletiva.

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Publicado

16-09-2024

Edição

Seção

Ciências Humanas - Extensão & Cultura - Campus Chapecó