‘QUÍMICA PARA O ENEM’: RESULTADOS DA PRIMEIRA AÇÃO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO PARA ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS

Autores

  • Miqueias Castro Silva UFFS
  • Caroline Rubi Cardoso
  • Laura Trentin Pereira
  • Manoela Lorentzen Harms
  • Caroline Freitas Santos Oliveira
  • Carla Paulo Oliveira
  • Lucas Schnorrenberger Oliveira
  • Patrícia Foletto

Palavras-chave:

Ensino experimental, Extensão universitária, Química para Enem

Resumo

O projeto de extensão "Química para o Enem" da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo, visa oferecer aulas experimentais de Química focadas no Enem, promovendo uma aprendizagem prática e contextualizada. Iniciado em 2023, o projeto recebeu três estudantes do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública. Inicialmente, foi aplicado um questionário com quatro questões do Enem para avaliar o conhecimento prévio dos alunos. Em seguida, foram realizados seis experimentos práticos, incluindo a queima de magnésio, a neutralização de hidróxido de cálcio, a geração de gás carbônico, a decomposição da água oxigenada, a demonstração de intemperismo químico e a simulação de chuva ácida. Após os experimentos, um novo questionário foi aplicado. No primeiro questionário, os estudantes tiveram resultados variados, com um aluno acertando três questões. No questionário final, dois alunos acertaram duas questões e um não acertou nenhuma. Os resultados indicam uma assimilação sutil do conteúdo, com dificuldades específicas de alguns alunos. Fatores como motivação, atenção e complexidade dos experimentos podem ter influenciado a aprendizagem limitada. Conclui-se que, para aumentar o impacto positivo, a metodologia deve ser adaptada às necessidades dos estudantes.

Downloads

Publicado

19-09-2024

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra - Extensão & Cultura - Campus Cerro Largo