PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PADRONIZADOS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL NO INTERIOR DO PARANÁ

Autores

  • Laura Gobato Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Andressa Aparecida Bordin
  • Maria Paula de Lima
  • Gabriela Hilbig
  • Thalia Stefany de Castro Vassão
  • Juciele Weber
  • Caroline De Maman Oldra
  • Elis Carolina de Souza Fatel

Palavras-chave:

Documentação, serviços de alimentação, segurança alimentar

Resumo

Os Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs), segundo a Resolução RDC Nº 216/2004 e a RDC Nº 275/2002, são documentos que norteiam instruções sequenciais, utilizadas para guiar de forma objetiva e detalhada a realização de operações específicas e rotineiras na manipulação de alimentos. Por meio dos mesmos, é possível assegurar que os alimentos sejam preparados com a mesma qualidade diariamente, garantindo a segurança alimentar, prevenindo contaminação ou outros riscos à saúde, a eficiência operacional por meio da padronização de tarefas a fim de minimizar os desperdícios e melhorando a produtividade, além de servir como guia de referência das práticas de operação e treinamento para os funcionários do estabelecimento, características essas que são indispensáveis para a gestão de uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN). Por meio do  Projeto de Extensão intitulado “Capacitanutri: Ações educativas sobre as boas práticas de fabricação e manipulação de alimentos” várias atividades têm sido desenvolvidas em estabelecimentos comerciais e públicos do município. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo o desenvolvimento dos POPs para uma escola municipal de Realeza - Paraná, visando garantir a segurança alimentar dos alunos. As alunas bolsistas do Projeto buscaram, através do contato com a nutricionista do município, a nomenclatura dos produtos e materiais utilizados na higienização dos equipamentos e utensílios. Por meio dessas informação, e de revisão bibliográfica do Manual de Boas Práticas de Manipulação e de Procedimentos Operacionais Padronizados para o Restaurante Universitário da Universidade Federal da Fronteira Sul e da RDC Nº 216/2004 e RDC nº 275/2002, foi realizada a confecção dos POPs. Foram elaborados 4 POP’s para a Escola Municipal Professora Greuza Dal Molin, localizada no perímetro urbano do município, sendo eles: Manutenção e higienização das instalações, dos equipamentos e dos utensílios; Controle da água de abastecimento; Controle integrado de vetores e pragas urbanas e Controle da higiene e saúde dos manipuladores. Por meio de tal atividade, foi possível observar a importância da confecção e livre acesso aos POPs na escola, pois os mesmos facilitam o treinamento dos colaboradores, otimizam a eficiência operacional e auxiliam no monitoramento dos processos, a fim de promover melhorias e ajustes necessários, garantindo a excelência dos serviços prestados.

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Publicado

13-10-2024

Edição

Seção

Ciências da Saúde - Extensão & Cultura - Campus Realeza