OLHAR E REFLEXÃO SOBRE À AÇÃO COORDENADORA NA ESCOLA

Autores

  • Luci Pochmann Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Jerônimo Sartori Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Gestão Escolar; Coordenação Escolar; Coordenador Pedagógico; Gestão Democrática; Emancipatória.

Resumo

A denominação coordenador escolar passou por diversas modificações, considerando que a história da supervisão é que estabelece atribuições à terminologia da função. Ao passar dos anos, a visão sobre a sua função foi sendo reformulada, atualmente, a visão sobre o supervisor escolar, encampa a terminologia de coordenador, superando o sentido fiscalizador, tendo em vista que o seu papel é de atribuir ações sistemáticas e democráticas por meio da formação continuada, da escuta sensível, da resolução de impasses, do cuidado com os avanços possíveis na comunidade escolar. Nesse sentido, o coordenador tem o papel de elaborar ações que integre os professores no ambiente escolar, facilitando a aprendizagem continuada dos educadores que integram o quadro. Ademais, necessita reconhecer as práticas pedagógicas empregadas pelos professoresm auxiliando na busca por novas metodologias, que visem a aprendizagem dos estudantes; seu papel precisa ser claro e dinâmico, atendendo as demandas da instituição dentro de suas especificidades. A coordenação edagógica pode se constituir por duas perspectivas, a controladora, estruturada através do autoritarismo sem a construção de confiança recíproca entre coordenador e coordenado, já na perspectiva emancipatória, a função do coordenador estabelece relações de aproximação dialógica com a comunidade escolar; atualmente, no que se refere as atribuições do coordenador pedagógico destaca-se a busca pela perspectiva emancipatória e pela promoção de ações que desenvolvem a formação continuada. Para isso, é necessário a busca da intervenção, acompanhando o dia a dia e a escuta atenta aos diálogos com os docentes para inteirar-se sobre as necessidades de formação demonstradas pelo corpo docente. O papel do coordenador é relevante na construção de uma comunidade voltada ao desenvolvimento dos estudantes, para o avanço de propostas significativas. Compreender que o papel de coordenador/a, requer características formativas alinhadas com a sua função, para aprimorar a dinamicidade daxs práticas escolares. Tmabém, pe importante a busca por soluções aos problemas apresentados dentro do diálogo entre coordenador e coordenados, com foco na qualificação do trabalho e das metodologias de ensino empregadas na instituição, minimizando as problemáticas apresentadas no cotidiano escolar, compreendendo que o papel do coordenador consiste na busca por recursos para solução de problemas diários que ocorrem na escola. A articulação entre todas as tarefas exercidas pelo coordenador exige que ele trabalhe sob o planejamento de suas ações e demandas apresentadas a curto, médio e longo prazos. Por último, ressaltar que o papel do coordenador fortalece a construção do coletivo, demarcando um ponto de partida comum e um propósito a ser alcançado, enquanto instituição de ensino, que desempenha seu papel na emancipação de sujeitos ativos, questionadores e autônmos.

Biografia do Autor

  • Jerônimo Sartori, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Possui graduação em Ciências - LC pela Universidade de Passo Fundo (1978), graduação em Biologia - LP pela Fundação Educacional do Alto Uruguai Catarinense (1982), Especialização em Supervisão Escolar, Faculdade de Educação, UPF (1986), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Estágio pós-doutoral em Educação PPGEdu - Faed/UPF (2019). Atuou como professor na educação básica da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul de 1974 a 1997. Atuou como professor na Universidade de Passo Fundo de 1991 a abril de 2010. Atuou como professor na área de Ensino de Ciências e Biologia, Campus São Gabriel, Universidade Federal do Pampa - Unipampa (maio de 2010 a fevereiro de 2012). Atualmente, é professor das disciplinas Gestão e Organização da Educação, Seminário Integrador das Práticas Pedagógicas, Estágio Curricular Supervisionado - Gestão Escolar, Gestão Educacional: Planejamento do Desenvolvimento Institucional, docente permanente do Programa Mestrado Profissional em Educação - PPGPE - Campus Erechim, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores para a educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio), gestão educacional e escolar, planejamento educacional, metodologia do ensino da Matemática (anos iniciais do Ensino Fundamental), coordenação do processo didático e formação continuada de docentes. Pesquisador colaborador grupo de pesquisa "A relação teoria e prática no cotidiano do professor", Faed/UPF, desde 2004. Membro do grupo de Pesquisa: EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DOCENTE E PROCESSOS EDUCATIVOS, aprovado na UFFS e cadastrado no Cnpq a contar de outubro de 2013. Líder do grupo de Pesquisa: "Educação e desenvolvimento social no campo", aprovado na UFFS e cadastrado no Cnpq em 2015. Coordenador do projeto de pesquisa (guarda-chuva): "O TRABALHO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO: Assumindo a formação continuada de docentes na escola, Campus Erechim, UFFS (2021-2024). Coordenador do projeto de pesquisa (guarda-chuva): EDUCAÇÃO DO CAMPO COREDE NORTE RS: Diagnóstico, políticas públicas e formação de professores, Campus Erechim, UFFS (2020-2025). Coordenador do subprojeto de pesquisa: Problemáticas e virtualidades das escolas do campo no Corede Norte do RS: relação entre IDH e IDEB, Campus Erechim (2023-2024).

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Publicado

30-09-2024

Edição

Seção

Ciências Humanas - Pesquisa - Campus Erechim