QUINTA DANÇANTE
Palavras-chave:
dança; música; integração; interação.Resumo
"Quinta Dançante" é um projeto cultural da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), criado com o objetivo de promover a integração dos estudantes por meio da dança e da música, além de fortalecer os laços com comunidade acadêmica, no campus de Erechim. Esse projeto se destaca pela sua capacidade de reunir estudantes de diferentes cursos, também professores, técnicos administrativos, terceirados e comunidade externa em torno de uma paixão comum que é a dança. As atividades realizadas abrangem vários estilos musicais, desde a música clássica até os ritmos populares brasileiros, como o forró, dança contemporânea e a danças gaúchas, proporcionando um espaço inclusivo e acolhedor onde a diversidade cultural é celebrada e valorizada. Os encontros acontecem semanalmente, as quintas, com uma média de três encontros por estilo de dança escolhido, cada um deles cuidadosamente planejado para proporcionar uma experiencia única. Podemos contar nas últimas edições com a participação da Profª Jaqueline Molossi, que é graduada em dança pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), para ministrar quatro estilos de dança distintos, trazendo uma nova vivencia para os participantes. A coordenação juntamente com a bolsista do projeto desempenha um papel fundamental na organização dessas atividades, garantindo que o cronograma seja acessível a todos os participantes e que o espaço físico seja adequado para as necessidades das atividades dançantes. Essa atenção aos detalhes reflete o compromisso dos envolvidos em criar um ambiente que não apenas acolha, mas também potencialize as habilidades e o bem-estar dos estudantes. Além das questões logísticas, a divulgação do projeto é um aspecto crucial, com esforços voltados para alcançar um número crescente de participantes e ampliar o impacto da "Quinta Dançante" dentro e fora da universidade. O projeto vai muito além de ser apenas uma oportunidade para a prática, ele atua como um incentivo para o bem-estar e a inclusão social, oferecendo aos estudantes uma forma de expressar sua criatividade, aliviar o estresse e construir laços significativos com seus colegas. A dança, dentro desse contexto, torna-se muito mais do que uma atividade extracurricular, ela manifesta-se como um componente vital para a construção de uma experiência universitária mais inclusiva, diversa e satisfatória, consolidando o papel da extensão universitária como uma ponte entre o conhecimento acadêmico e a vivência cultural.
Palavras-chave: dança; música; integração; interação.
Área do Conhecimento: Linguística, Letras e Artes
Origem: Cultura.
Instituição Financiadora/Agradecimentos: Informar nome e SIGLA.
Aspectos Éticos: Informar o número do parecer de aprovação ética da pesquisa (se for o caso)
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.