A INFLUÊNCIA DA MONITORIA DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DA UFFS: RESULTADOS E PERSPECTIVAS

Autores

  • Andressa Pietrowski Kapelinski Universidade Federal da fronteira sul/Cerro largo
  • Izabel Gioveli

Palavras-chave:

Matemática, Ensino, Aprendizagem, Estratégia de Ensino, Desempenho Acadêmico

Resumo

A Matemática exerce uma influência constante e significativa em nosso dia a dia, abrangendo diversas áreas do conhecimento e práticas cotidianas. Na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)-campus de Cerro Largo, essa importância é evidenciada nos componentes curriculares (CCRs), especialmente em Matemática C e Cálculo I. Esses CCRs são fundamentais para a formação acadêmica dos estudantes, proporcionando uma base sólida para a compreensão e aplicação de conceitos matemáticos. Muitos alunos enfrentam dificuldades com a matemática ao ingressar no ensino superior. Esses desafios podem ser atribuídos a lacunas no aprendizado durante o ensino médio, ao tempo decorrido desde a conclusão do ensino médio até o ingresso na universidade, ou
dificuldades com a área de exatas. Reconhecendo esses e outros desafios, a UFFS oferece o Programa de Monitoria de Ensino para melhorar a qualidade de ensino e aprendizagem. O projeto de monitoria de Matemática, desenvolvido no campus Cerro Largo, visa apoiar os estudantes dos CCRs de Matemática C e Cálculo I, com o objetivo de melhorar sua aprendizagem. Este trabalho apresenta os resultados da monitoria realizada no segundo semestre de 2023 e primeiro semestre de 2024, que ofereceu suporte aos alunos dos cursos de Administração, Agronomia, Ciências Biológicas, Engenharia Ambiental e Sanitária,
Física, Matemática e Química. A monitoria é realizada por dois monitores, um remunerado e outro voluntário, que oferecem atendimento semanal em horários distribuídos ao longo dos três turnos, buscando atender o maior número possível de alunos. Durante as sessões de monitoria, os alunos, geralmente em duplas ou grupos, trazem suas dúvidas e recebem orientação sobre exercícios e conteúdos abordados em aula. Observamos que, nas monitorias de Cálculo I, muitos alunos enfrentam dificuldades com conceitos básicos de matemática, interpretação de enunciados e abstração para compreender conceitos avançados. A monitoria vai além da resolução de questões, sendo fundamental para o desenvolvimento do pensamento lógico e da autonomia dos alunos. Promovemos a resolução independente de problemas e a discussão em grupos, criando um ambiente colaborativo que fortalece a autoconfiança e ajuda na superação de desafios. Assim, a monitoria é essencial para a compreensão de conteúdos específicos e para o desenvolvimento de competências fundamentais ao sucesso acadêmico. Ressaltamos que os resultados positivos observados entre os alunos que frequentam a monitoria regularmente confirmam a eficácia do projeto. Continuaremos a empenhar nossos esforços para garantir que os alunos alcancem sucesso em seus cursos de graduação e superem suas dificuldades acadêmicas.

Downloads

Publicado

12-09-2024

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra - Ensino - Campus Cerro Largo