LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS: ENTRELAÇAMENTOS ENTRE A FIGURA FEMININA E OS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS-TECNOLÓGICOS PRODUZIDOS

Autores

Palavras-chave:

Estereótipos, Educação, Livros Didáticos, Ciência-Tecnologia, Gênero

Resumo

Por muito tempo a carreira científica-tecnológica foi considerada um sonho distante para as mulheres pelo fato de ter-se construído um padrão da pessoa que faz Ciência-Tecnologia, a qual se traduz em um ser genial trabalhando estritamente em salas laboratoriais produzindo conhecimento. Tal modo de definir a pessoa cientista acabou distanciando a figura feminina do meio acadêmico, científico e das profissões melhor conceituadas. Neste âmbito, pensamos na Educação na Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) como uma possibilidade de problematizar temáticas sociais, destacamos a ausência feminina em carreiras ou contribuições científico-tecnológicas, ou em cargos de maior prestígio e valor como uma questão a ser pensada nas salas de aula. Dito isto, objetivamos com o desenvolvimento da investigação identificar e caracterizar como as mulheres cientistas comparecem em imagens de Livros Didáticos (LD) da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT) na perspectiva da Educação CTS. Ainda, pensando que toda pesquisa parte de alguma/s inquietação/ões, por meio desta buscamos investigar: Como a mulher cientista  é apresentada em LD de CNT, PNLD 2021, na perspectiva da Educação CTS? A análise metodológica seguiu de acordo com a Análise Textual Discursiva. Da análise, emergiram três categorias: Mulher cientista dos séculos passados, de cor branca, cabelos grisalhos e óculos: discutindo a reprodução de estereótipos da pessoa que faz Ciência; Ciência-Tecnologia marcada por jovens pesquisadoras: colocando alguns exemplos de meninas fazendo pesquisas e contribuindo para  a CT e Mulheres negras desenvolvendo Ciência-tecnologia: comprovando que a Ciência não é estereotipada somente em relação ao gênero, também a etnia. A análise apontou para um maior número de imagens de mulheres do que de homens, embora permaneçam reproduzindo estereótipos da pessoa que desenvolve Ciência-Tecnologia, caracterizado por um homem branco, genial, idoso, já com seus cabelos grisalhos, ao lado de suas vidrarias no laboratório. Dito isto, a Ciência-Tecnologia, da forma como é colocada pode indicar que os conhecimentos científico-tecnológicos eram desenvolvimentos apenas nos anos passados por um certo padrão definido pela sociedade. Relacionando o resultado com pesquisadas já realizadas envolvendo, de certo modo, a temática em coleções de LD do Ensino Médio destacamos o aumento de figuras femininas presentes em contribuições relacionadas a História da Ciência. Ainda a diminuição de imagens trazendo a mulher como cuidadora do lar e relacionada a maternidade. Contudo, quando falamos no estereótipo de cientista, o LD carece ao representar ele como um homem branco, dos séculos passados, não que trazer estes nomes não seja importante mas será que foram apenas eles que contribuíram para a CT? Não existem mulheres e homens dos dias atuais produzindo uma Ciência-Tecnologia de qualidade? Logo, iniciamos e finalizamos a pesquisa com indagações e inquietações frente a temática, pois esta é uma luta constante em busca de maior visibilidade e destaque das mulheres que contribuem significativamente para a CT. Assim, como possibilidade de problematizar a temática na sociedade e nas salas de aula indicamos que ela possa ser realizada pela Educação CTS, que surgiu na busca de uma maior participação social e no quesito educação visando trabalhar temáticas sociais e da realidade das/os estudantes.

 

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Publicado

12-09-2024

Edição

Seção

Ciências Humanas - Pesquisa - Campus Cerro Largo