POLÍTICAS PÚBLICAS DE ACESSO E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA COM GESTÃO ESCOLAR

Autores

  • Gabriela Carla Sychocki UFFS
  • Sonize Lepke

Palavras-chave:

Gestão Escolar; Educação Inclusiva; Políticas públicas; Educação.

Resumo

O presente trabalho visa identificar as Políticas Públicas de acesso e permanência na Educação Inclusiva e a relação com a Gestão Escolar. A educação inclusiva é um direito conquistado após muitas lutas, é um direito garantido pela Constituição Federal de 1988. O papel do Estado é garantir uma educação de qualidade para seu povo, garantindo o direito de exercer a cidadania plena e a inserção no mercado de trabalho. A educação inclusiva tem o papel de inserir as pessoas com deficiências na sociedade. A Gestão Escolar deve auxiliar nesse processo de inclusão, ajudando as famílias a assegurar seus direitos. A pesquisa é de cunho bibliográfico, dialogando a partir dos autores que englobam a temática da Gestão Escolar e a Educação Inclusiva. E tem como objetivo analisar como a Gestão Escolar Democrática se relaciona com as políticas públicas voltadas à educação especial inclusiva. Os dados permitem afirmar que a gestão escolar democrática por ser uma forma de gerir com participação, a transparência e a democracia é importante para a comunidade escolar e para sociedade. Porém, poucas são as discussões e pesquisas nesta ótica que envolvem a educação especial inclusiva.

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Publicado

01-10-2024

Edição

Seção

Ciências Humanas - Pesquisa (TCC) - Campus Erechim