RELATO DE EXPERIÊNCIA: A CONTRIBUIÇÃO DA MONITORIA NA FORMAÇÃO DO DISCENTE-MONITOR
Palavras-chave:
monitoria;, monitor;, aprendizagem;, aperfeiçoamento;Resumo
A monitoria acadêmica é um importante apoio pedagógico oferecido aos estudantes no período da graduação, que irá ajudá-los a sanar dúvidas, solucionar dificuldades referente aos conteúdos das disciplinas e aprofundar seu conhecimento. Trata-se de um espaço em que o monitor e o monitorado devem trabalhar em equipe para melhor compreensão dos temas, para além disso, a monitoria é uma forma de inserir o estudante a prática docente, uma vez que ele possui o papel de acompanhar o professor no conjunto de processos de planejamento de atividades ligadas ao Componente Curricular Regular (CCR) e de ações no atendimento aos discentes. O projeto de monitoria dos CCR’s de Fundamentos da Saúde Pública (FSP) e Educação em Saúde e Nutrição (ESAN), do curso de Nutrição, na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus - Realeza-PR foi desenvolvido entre o segundo semestre de 2023 e o primeiro semestre de 2024. Este resumo objetiva destacar a importância do monitor no meio acadêmico, como a monitoria pode ser proveitosa para o mesmo e, até mesmo, inspirá-lo a continuar sua trajetória na área acadêmica, ou seja, na docência. Nesta monitoria, a discente-monitora foi responsável por realizar algumas atividades ligadas aos CCR’s, sendo uma delas apresentações de ações exitosas no Sistema Único de Saúde (SUS) no CCR de FSP, para demonstrar aos discentes a importância de um profissional de saúde comprometido com o SUS, e no CCR de ESAN as apresentações foram com foco na área de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), englobando algumas atividades com o propósito de inspirar os alunos nas atividades práticas de ESAN. Foram realizadas 10 apresentações no total, com apoio de slides, de 10 a 15 min de duração e os temas apresentados eram discutidos previamente com a coordenadora do projeto. Essas apresentações possibilitaram a monitora melhorar sua oratória e a desenvolver o processo de planejamento que envolve uma apresentação em uma sala de aula, como a pesquisa prévia, o estudo do artigo ou do tema apresentado, a montagem dos slides, avaliação da coordenadora do projeto, ensaio e, por fim, a apresentação em si, processos esses que estão ligados com um desenvolvimento intelectual do discente monitor, pois há uma necessidade de atualização e aprofundamento dos conhecimentos sobre os temas apresentados. Salienta-se que o envolvimento do monitor com suas responsabilidades dentro do projeto leva ao desenvolvimento de umacompetência ligada à docência, enriquecendo sua formação e seu aprendizado na graduação. Dessa maneira, a monitoria é uma experiência que oferece ao discente-monitor, durante o período de graduação, a oportunidade de rever e de aprofundar os conteúdos e de ter experiência no ensino.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.