ATENDIMENTO NUTRICIONAL DE INDIVÍDUOS COM TEA (TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA): ENTENDENDO E PLANEJANDO A SELETIVIDADE ALIMENTAR.

Autores

  • Barbara Maria Miguel Garcia Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Shaianne Piton Hartmann Universidade Federal da Fronteira Sul-UFFS
  • Márcia Fernandes Nishiyama
  • Larissa da Cunha Feio Costa

Palavras-chave:

autismo, seletividade alimentar, terapia alimentar, crianças e adolescentes, nutrição

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é definido como um conjunto de desordens do neurodesenvolvimento, sendo manifestado nos primeiros anos de vida, tendo impacto  na comunicação, interação social, além da presença de padrões repetitivos e estereotipados. Os transtornos alimentares são frequentemente observados em crianças e adolescentes com TEA, no qual são evidenciados por meio de um perfil alimentar incomum, maior sensibilidade sensorial e preferência alimentares por determinados tipos de alimentos. A seletividade alimentar por sua vez é caracterizada pela recusa por novos alimentos, por um repertório alimentar limitado e a alta ingestão por comidas específicas, estando presente na maioria dos indivíduos com autismo. Como consequência, esse comportamento alimentar pode comprometer o estado nutricional, tendo grandes impactos na saúde dos mesmos, podendo ocasionar deficiências nutricionais.  O presente trabalho versa sobre a experiência e vivências do graduado de nutrição no projeto de extensão intitulado “Atenção nutricional a crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA)” desenvolvido no ambulatório da Clínica Escola de Nutrição da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Realeza, a partir do mês de abril de 2024 com término previsto para março de 2025. O projeto atende crianças e adolescentes  diagnosticados com TEA no qual apresentam seletividade alimentar. Esse projeto tem como objetivo promover o atendimento nutricional especializado a população de Realeza-PR e região. O acompanhamento nutricional com foco na terapia alimentar tem sido realizado com o público alvo buscando aumentar o repertório alimentar desses pacientes com intuito de promover a saúde e o bem estar. Têm sido aplicados protocolos nutricionais específicos para o tratamento de seletividade alimentar, como Encadeamento alimentar e SOS Aproach (Escalada do comer), que considera 32 passos necessários ao ato de comer o alimento (tolerar, interagir, cheirar, tocar, provar e comer). As consultas acontecem semanalmente com sessões que duram até trinta minutos. Na primeira consulta, uma anamnese detalhada é realizada com o responsável pelo paciente,que pode ter a duração de até uma hora. A partir daí, são previstas atividades com as crianças e adolescentes no ambulatório e também com os pais e ou responsáveis, como forma de reforçar o atendimento e orientar-los. Espera-se que esse projeto possa contribuir para a melhoria da qualidade de vida desses pacientes, oferecendo suporte às famílias com dificuldades em realizar esse tratamento com profissionais especializados e desenvolver estratégias eficazes no manejo adequado da seletividade alimentar, além disso buscando otimizar o estado nutricional, prevenir doenças e promover saúde a longo prazo. A participação no projeto por um egresso do curso de Nutrição tem sido de grande valia, uma vez que possibilita a ampliação do conhecimento teórico e prático, oriunda do contato constante com orientadores e supervisores do projeto, bem como por proporcionar vivências das dificuldades alimentares reais em pacientes com TEA.

Downloads

Publicado

13-10-2024

Edição

Seção

Ciências da Saúde - Extensão & Cultura - Campus Realeza