ESTRATÉGIAS DE ENSINO SOBRE MEIO AMBIENTE, ECOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL PRESENTES EM PESQUISAS A RESPEITO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

Autores

  • Carolina O. Balbueno Universidade Federal da Fronteira Sul - Cerro Largo
  • Roque Ismael da Costa Güllich Universidade Federal da Fronteira Sul campus Cerro Largo

Palavras-chave:

Formação inicial de professores, Ensino de Ciências, Pesquisa Bibliográfica, Educação Tutorial, Metodologia de Ensino

Resumo

É fundamental que o Ensino de Ciências (EC) inclua e conecte a Educação Ambiental (EA), a Ecologia e o Meio Ambiente (MA) como temas importantes e contemporâneos que favorecem a aprendizagem dos alunos, tanto no contexto do Ensino Básico quanto no Ensino Superior (Formação de Professores). Este estudo tem como objetivo explorar como as estratégias de ensino de Educação Ambiental, Ecologia e Meio Ambiente são abordadas na literatura científica relacionada à formação de professores de Ciências. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica do tipo estado do conhecimento, utilizando o Google Acadêmico, resultando na identificação de 22 artigos para o corpus de análise. Após a coleta dos artigos, realizamos a análise temática dos conteúdos em três fases, a pré-análise, a exploração do material, e, por fim, o tratamento dos resultados. Em relação às temáticas gerais, foram identificadas as seguintes proporções: Ecologia (7:22), MA (5:22) e EA (10:22). A partir da análise, surgiram quatro categorias: Periódicos e Qualis dos artigos; Ano de publicação; Estratégias e Níveis de ensino abordados. Quanto aos periódicos examinados e seus Qualis, destacam-se: Revista Ensaio (2:22), com Qualis A1; Revista de Educación en Biología (1:22), Qualis A3; Revista REnBio (1:22), Qualis A1; Revista Retratos da Escola (1:22), Qualis A2; EccoS – Revista Científica (1:22), Qualis A3; Revista Tecné, Episteme y Didaxis: TED (2:22), Qualis A1; Ciência & Educação (1:22), Qualis A1; e Revista Linguagens, Educação e Sociedade - LES (1:22), Qualis A3: Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) (1:22); Qualis A4: Tecnologia, Sociedade e Conhecimento (1:22); Qualis B1: Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias (1:22); Qualis A2: Research, Society and Development (1:22); sem Qualis: Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico (1:22); Qualis B1: Brazilian Journal of Development (BJD) (1:22); sem Qualis: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC (1:22); Qualis A4: Ciência em Tela (1:22); Qualis B2: Ensino, Saúde e Ambiente (1:22); sem Qualis: Experiências em Ensino de Ciências (1:22); Qualis A2: Educar em Revista (1:22); Qualis A1: Revista HISTEDBR On-line (1:22); Qualis A3. O período das publicações abrangeu de 2007 a 2022, com um aumento significativo em 2014 e 2022, ambos com quatro publicações, seguidos por 2007, 2015 e 2021, que tiveram duas cada. Nos outros anos, houve apenas uma publicação anual entre 2009, 2010, 2016, 2017, 2018 e 2019. As principais testratégias de ensino abordadas e os níveis de ensino incluíram: Na temática geral de Ecologia, as metodologias consistiram em quatro sequências didáticas, com três voltadas para o ensino médio e uma para o ensino superior. Adicionalmente, foram implementadas duas abordagens de ensino investigativo no ensino médio e um conjunto de livros didáticos focados no nível superior. No tema geral MA, quatro abordagens de ensino investigativo foram desenvolvidas, sendo três destinadas ao ensino fundamental e uma ao ensino superior, além de apenas uma sequência didática voltada para o ensino fundamental. Em EA, foram oito abordagens de ensino por investigação, das quais sete se dirigiram ao ensino superior e uma ao ensino fundamental. Também foram registrados dois artigos que apresentaram discussão sobre sequências didáticas, ambos destinados ao ensino fundamental.Vale ressaltar que houve um baixo índice de publicações relacionadas à temática MA. As pesquisas integrativas sobre os temas gerais MA, EA e Ecologia mostraram-se limitadas, assim como as que tratavam de estratégias de ensino, em que apenas 16 das 22 pesquisas foi possível identificá-las. Também podemos ressaltar que existem poucos estudos que conectam essas questões transversais e essenciais à formação de professores de Ciências, criando interconexões e, portanto, ressaltando a relevância de novas investigações nesse campo com essa perspectiva integrativa e em especial sobre as estratégias de ensino.

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Publicado

17-09-2024

Edição

Seção

Ciências Humanas - Pesquisa - Campus Cerro Largo