O BRINCAR COMO PROMOÇÃO DA SAÚDE DA CRIANÇA ATRAVÉS DAS MÍDIAS SOCIAIS

Autores

  • Rayana da Silva Freire Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Brena Maria Ribeiro Nurnberg Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Tassiana Potrich Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Laís Caetano Sudati Clínica Le Face

Palavras-chave:

Saúde da Criança; Mídias sociais; Brincar; Promoção à saúde.

Resumo

O ato de brincar apresenta múltiplos significados que estão intrinsecamente ligados ao contexto no
qual as crianças estão inseridas e, através dessa ação, as crianças não apenas se divertem, mas
também desenvolvem habilidades motoras, cognitivas, sociais e emocionais. Paralelamente, as
mídias sociais surgem como um importante meio para disseminação de informações sendo uma
estratégia de promoção da saúde. O objetivo deste relato é descrever o processo de construção de
posts informativos sobre a importância do brincar para a saúde infantil. Relato de experiência do
projeto “Crescer Saudável: Fortalecendo Redes de Informações sobre a Saúde da Criança e
Adolescente por meio das Mídias Sociais”, vinculado à Universidade Federal da Fronteira Sul
(UFFS), campus Chapecó. A equipe do projeto é composta por duas acadêmicas de enfermagem,
sob a coordenação de uma docente enfermeira, com a colaboração de uma psicóloga especializada
na área infantojuvenil. Após a definição das temáticas, os post são elaborados a partir de artigos
científicos e manuais ministeriais, na plataforma Canva e publicadas na página do Instagram
@Laphe.enf- Liga acadêmica de Pediatria e Hebiatria em Enfermagem e também, foram
compartilhadas em grupos de WhatsApp. Entre julho e agosto, foram abordadas as brincadeiras e
seu impacto no desenvolvimento infantil, organizadas por faixas etárias. Cada faixa etária recebeu
informações sobre a importância do brincar, marcos de desenvolvimento e orientações para pais,
cuidadores e responsáveis. A primeira postagem introduziu a influência das brincadeiras da infância
na vida adulta. Para a faixa etária de 0 a 6 meses, foi enfatizada a importância de brincadeiras que
promovem o desenvolvimento físico e emocional dos bebês, como conversar, cantar e contar
histórias. Na faixa etária de 6 a 12 meses, as crianças começam a explorar mais o ambiente e a si
mesmos, assim, as brincadeiras sugeridas incluem atividades como fazer melecas e pescar
tampinhas de garrafa. Para a faixa etária de 12 a 24 meses, foram propostas brincadeiras como
quebra-cabeças, fazer encaixes e brincar ao ar livre. As brincadeiras propostas visam promover o
desenvolvimento motor, de sensopercepção, curiosidade, independência, atenção e memória, além
de estimular o fortalecimento de vínculos afetivos. A utilização das mídias sociais como espaço de
promoção à saúde infantil, possibilitou o engajamento com os seguidores, através das métricas do
instagram, foi possível identificar que os post das brincadeiras tiveram dois mil, seiscentos e
noventa e um visualizações nos story, cerca de sessenta e duas curtidas no feed, além do aumento
no número de seguidores que, anterior ao projeto a rede social da @laphe, espaço de disseminação
do projeto, contava com cerca de trezentos seguidores, quantitativo que hoje alcança cerca de
quatrocentos e vinte e cinco seguidores. Essa mensuração mostra um impacto social positivo que as
informações divulgadas nas redes sociais oferecem, uma vez que, as interações dos seguidores
demonstram a relevância e a aceitação dos conteúdos difundidos pelo projeto. Portanto, o uso das
mídias sociais, configura-se como uma estratégia eficaz para a disseminação de informações em
saúde, que permitem alcançar um amplo público e fomentar a sensibilização sobre a saúde infantil.

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Publicado

26-09-2024

Edição

Seção

Ciências da Saúde - Extensão & Cultura - Campus Chapecó