ARTICULAÇÕES ENTRE A DEMOCRACIA E ESCOLA
POSSIBILIDADES DOCENTES
Palavras-chave:
Democracia, Educação, FormaçãoResumo
Ao idealizar a gestão democrática quanto aquela que prevê a participação ativa dos sujeitos integrantes a comunidade escolar é se fazer refletir quanto aos movimentos que se fazem necessários para a efetivação das aprendizagens e os diferentes compromissos daqueles que a pertencem. É fundamental que haja a participação dos membros da sociedade ou comunidade de maneira coletiva nos diferentes processos de se fazer gestão, sejam eles voltados a organização pedagógica e administrativa da escola, ou dos processos de construção de conhecimentos desenvolvidos dentro e fora das classes escolares. Deste modo, pode-se traçar objetivos e intencionalidades que direcionem a formação dos sujeitos para o que se acredita. Questiona-se então a respeito da maneira que pode estar se utilizando dos ideais da gestão democrática nos parâmetros do cotidiano escolar com os estudantes, sejam estes voltados a propostas realizadas de maneira integrada ao currículo escolar e ao exercício da gestão de sala de aula dos professores. Partindo do princípio de que os ambientes escolares são reflexos da sociedade o qual se insere, os movimentos ali realizados impactam nas suas realidades e ideologias, podendo contribuir com a democratização e a participação ativa da população nos diferentes espaços. Como tentativa de trazer respostas a estas inquietações, se utiliza da prática de estudos bibliográficos, sendo preciso que haja a reflexão e clareza quanto ao que se é pesquisado, para que, de forma efetiva, encontre embasamentos e argumentos para fundamentar hipóteses e conclusões. Pensando nisto, prioriza-se textos partilhados e aprofundados teoricamente no decorrer do componente curricular “Didática e Metodologias de Ensino”, ministrado pelas Professoras doutoras Adriana Loss e Ana Maria Oliveira no decorrer do curso de Pós-graduação Profissional em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim. Com a realização de reflexões acerca da temática, entende-se que as oportunidades de diálogo e participação podem ser promovidas diariamente durante as aulas, se utilizando de argumentações ou levantamento de hipóteses, por meio de assembleias em sala de aula, que promovam o debate de temáticas relevantes para o convívio no ambiente escolar, desenvolvimento de atividades integradoras e projetos de investigação. Estes momentos podem ser guiados por modelos de caixas de sugestões ou questionamentos realizados pelos estudantes, incentivando a participação e acolhendo os diferentes argumentos e leituras de mundo ali presentes. Além disto, o conhecimento acerca das responsabilidades, valorização da representatividade e instigação a participação dos Grêmios Estudantis e Conselhos Escolares viabiliza maior compreensão dos processos políticos-sociais-econômicos estabelecidos dentro e fora da escola, o que pode ser apresentado aos estudantes pelos seus professores. Pensar na educação como fonte de democracia é plantar a semente de um futuro mais promissor, onde há o fortalecimento deste modelo de política social, visando a justiça, a participação e a garantia de direitos a todos. Educar para a democracia é um processo contínuo e permanente, assim como toda formação humana. Aos professores cabe a responsabilidade de realizar a mediação de vivências de práticas democráticas em sala de aula, onde possa tornar possível o ato de pensar e refletir, transformando-as em experiencias concretas e significativas.
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