DESVENDANDO SABORES ATRAVÉS DO OLFATO: UMA ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL
Palavras-chave:
Temperos naturais; Educação Alimentar e Nutricional; Saúde;Resumo
Introdução: A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é uma ferramenta essencial para
promover conhecimentos e experiências para a população que se relaciona com a
nutrição, alimentação e a saúde. Sendo assim, torna-se um instrumento de trabalho do
nutricionista que visa levar qualidade de vida e bem-estar para a comunidade. Objetivo:
estimular a percepção sensorial dos participantes através do olfato, promovendo a
familiarização e valorização de temperos naturais. Metodologia: O presente trabalho
apresenta uma atividade de EAN denominada “Desvendando Sabores através do Olfato”
realizada pelo projeto de extensão “Promoção da Alimentação Adequada e Saudável e da
Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) na rede socioassistencial do município de
Realeza - PR e municípios vizinhos” com um grupo de 9 adolescentes do Centro de
Referência de Assistência Social (CRAS) do município de Realeza. Primeiramente
ocorreu uma breve introdução da importância dos temperos naturais para a culinária e para
a saúde, já que com o seu uso ocorre uma diminuição do consumo excessivo de sal nas
preparações. Posteriormente, cada participante teve a oportunidade de ser vendado e
através do olfato, foi orientado pelas extensionistas a cheirar e descobrir quais eram os
temperos. Foram utilizados temperos naturais como: açafrão, salsinha, orégano, alho,
cebola roxa, sal grosso, páprica, colorau e pimenta do reino, dispostos em recipientes
individuais. Após sentir o cheiro de cada tempero, os participantes colocavam as suas
opiniões sobre o mesmo, suas finalidades na culinária e se possuía familiaridade com o
tempero nas refeições cotidianas. A atividade foi avaliada por meio de uma ficha com 4
perguntas objetivas e 1 pergunta aberta. As perguntas foram referentes à avaliação dos
participantes com relação à dinâmica, ao desempenho das acadêmicas, o conteúdo
abordado e o tempo estimado para a atividade. As opções de respostas eram: Ótimo; Bom;
Regular; Ruim e Não sei. Resultados: A dinâmica foi considerada proveitosa, promovendo
discussões enriquecedoras sobre o uso de temperos em diversas preparações culinárias. Os
participantes relataram que conheciam a maioria dos temperos, mas não souberam
identificar a diferença da páprica para o colorau. Além disso, relataram que as mães
utilizam alguns temperos, como: salsinha, alho, cebola roxa e açafrão para o preparo das
principais refeições. A maioria dos participantes a classificaram como “Ótima”, destacando a criatividade e a interatividade da dinâmica. Dois participantes consideraram a atividade “Boa”, apreciando o aprendizado sobre a versatilidade dos temperos. Já na
pergunta aberta, foi solicitado que os participantes realizassem comentários e/ou sugestões
sobre a dinâmica. As respostas obtidas foram: “Achei a atividade muito legal e boa”,
“Gostei da atividade prática”, “Eu achei bem legal e criativo”, “Foi muito boa” e “A
salsinha dá de colocar em várias comidas”. Conclusão: Foi proporcionado uma melhor
compreensão dos benefícios dos temperos e da adoção desses ingredientes nas preparações
diárias. Ademais, a conexão entre as extensionistas e a comunidade é fundamental para
aprimorar a prática das discentes e promover conhecimento para os participantes da
dinâmica.
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