ASPECTOS HISTÓRICOS RELACIONADOS À DISCIPLINA LÍNGUA PORTUGUESA: CONSIDERAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS
Palavras-chave:
Língua portuguesa, Aspectos teórico-metodológicos, Livro didático, Aula de linguagemResumo
O presente trabalho tem como objetivo principal investigar os aspectos teórico-metodológicos que constituem a disciplina de Língua Portuguesa (doravante LP) no Brasil no século XXI. Para esse propósito, e em um primeiro momento, busca-se construir um quadro histórico acerca da composição da disciplina (Soares, 2002, Pietri, 2003; Bunzen, 2011). Além disso, intenta-se caracterizar o atual contexto de ensino de LP (Antunes, 2003, 2009; Rojo, 2012). Desse modo, no que se refere aos procedimentos metodológicos, analisam-se atividades de linguagem em livros didáticos pertencentes a dois momentos distintos: os anos 2000, marcado pela publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e também por um processo de democratização do ambiente escolar; e a atualidade, com a influência dos multiletramentos, a Inteligência Artificial e pela publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nesse sentido, a investigação se dará pelo modelo de análise e descrição de textos proposto pelo Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart, 1999; Machado; Bronckart, 2009). À vista disso, realiza-se uma análise pré-textual, referente ao contexto de produção, e, posteriormente, uma análise textual, a partir de três níveis correlacionados: o organizacional, o enunciativo e o semântico. Com isso, espera-se entender, com maior clareza, as questões histórico-sociais que atravessaram o ensino de língua materna, consequentemente, o seu contexto teórico-metodológico a partir do qual se constitui, atualmente, a aula de linguagem. Portanto, é possível observar práticas com foco mais gramatical, como as analisadas no livro de 2000, cuja principal finalidade é a identificação e a classificação de regras e normas. Contudo, após movimentos como o processo de reformulação do ensino de língua materna e a publicação dos PCNs, esses padrões foram sendo substituídos gradativamente por uma prática sociointeracionista de linguagem. Desse modo, no livro de 2022, é perceptível a elaboração, a partir do texto, de atividades reflexivas, as quais abordam temáticas sociais que podem ajudar na constituição da cidadania do aluno e, consequentemente, na construção de uma consciência mais crítica em relação à sociedade.
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